ANGELA BOLDRINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Estudantes da Faculdade de Direito da USP fizeram nesta segunda-feira (30) protesto contra o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que é professor da unidade.
Organizado pelo Comitê São Francisco Contra o Golpe, formado por alunos contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o ato aconteceu no início da primeira aula de Moraes desde sua posse como ministro do governo de Michel Temer (PMDB), em 12 de maio. Antes, ele ocupava o cargo de secretário da Segurança Pública na gestão Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo.
Segundo integrantes do comitê, que pediram para não ser identificados, o protesto teria como objetivo denunciar o que chamaram de “ministério conservador” e criticar a atuação de Moraes enquanto secretário da Segurança, considerada repressiva.
Os alunos colaram cartazes com dizeres como “bate em professor”, “bate em estudante”, “amigo do PCC” -referência ao fato de Moraes ter advogado pela cooperativa Transcooper, citada em investigações que apuram esquema de lavagem de dinheiro da organização do tráfico- e “golpista”, além de uma bandeira da UNE (União Nacional dos Estudantes) na sala em que Moraes ministra a disciplina Direitos Fundamentais.
O ministro chegou a entrar na sala, mas saiu pouco depois, enquanto um estudante dizia ao microfone que daria uma “verdadeira aula de direitos fundamentais”. Segundo relatos, ele retornou à sala após a retirada dos cartazes e retomou a aula, sem fazer comentários sobre a intervenção.
Por meio de sua assessoria, o ministro Alexandre de Moraes informou que não se manifestaria sobre o ocorrido.