Foi inaugurado hoje em Bordeaux, França, o mais impressionante prédio na margem esquerda do rio Garonne. São 3 mil metros quadrados dedicados ao museu do vinho, com capacidade, para receber 450 mil visitantes ao ano.

Já no passado foram feitas tentativas de projetos para o museu do vinho, principal produto da região. Mas eram fantasiosos projetos de cunho pessoal ou foram objeto de brigas de cunho político. Nada resultou. Só agora surgiu, fisicamente, o museu tão aguardado, depois de 8 anos do lançamento, 3 anos de trabalhos, resultando na inauguração hoje contando com a presença de Alain Juppé, que foi prefeito de Bordeaux em 1995 e é um dos autores do projeto.

Bordeaux fez sua fama internacional em torno dos bons vinhos, o que levou ao sucesso também no Turismo. O futurista prédio tem 10 níveis, ocupando 13.350 metros quadrados, com uma torre de 55 metros e um belvedere no 8º andar, com 35 metros de altura. 19 módulos interativos colocam em cena mais de 120 audiovisuais.


19 módulos interativos colocam para consulta mais de 120 audiovisuais

Quem pensa que Bordeaux é apenas destino de amantes do vinho, já está enganado. A Universidade de Bordeaux abriga 50 mil estudantes, dos quais 6 mil são estrangeiros. A capital do vinho na França olha para o futuro, para a juventude, oferecendo cursos de formação de alto nível.

Na verdade são 87,364 estudantes registrados, fazendo de Bordeaux a 6ª. colocada como cidade estudantil francesa. O que garante um clima agradável, dinâmico e jovem. Desde 2007 inscrita como patrimônio mundial da Unesco, teve seu porto totalmente reformulado e acrescenta aos atrativos turísticos o parque, o jardim botânico, a praça Victoire. Um charme que dista apenas uma hora do Oceano Atlântico. Para uso dos visitantes e dos locais, o transporte público conta com 65 linhas de ônibus e a novidade, a chegada dos bondes.


Os melhores acessórios para quem gosta de cozinhar

CIDADE ESTUDANTIL
Com 4 Universidades, um Instituto de Estudos Políticos, 4 Institutos Universitários de Tecnologia, 12 Escolas de Engenharia, 9 Escolas de Comércio, 2 Escolas Superiores de Arte, Bordeaux atrai cada vez mais aos jovens do mundo todo.

A Universidade de Bordeaux nasceu em 2014 com a fusão da Bordeaux 1, Bordeaux Segalen, Monstequieu Bordeaux IV, entre outras. Os seus 50 mil universitários colocam Bordeaux em terceiro lugar entre as Universidades da França. É formada por 4 colégios que reúnem outras 19 unidades de formação e 5 institutos: Instituto de Administração de Empresas, Instituto do Trabalho, da Saúde Pública, do Turismo e, é claro, das Ciências das Videiras e do Vinho. Há ainda 3 Institutos Universitários Tecnológicos (INT), uma Escola Superior do Professorado e da Educação (ESPE), 35 meios de licença, 18 especialidades do DUT, e nada menos de 210 especialidades do Master, com 8 Escolas Doutorais. Tudo dividido em 7 Campus diferentes.


No Museu do Vinho, tudo sobre videiras e o néctar dos deuses

ROTEIRO DE CHEF
Se você gosta do humor negro do chef Gordon Ramsay, escocês com 3 estrelas em Londres e estrela planetária na televisão, é bom saber que seus temperos estão no Pressoir d’Argent, mesa gastronômica do Grand Hotel de Bordeaux. É ele quem dá as dicas, como quem sabe das coisas. Para Ramsay, o melhor Café é o café servido no número 27 da praça Rey-Berland, onde também fazem sucesso os sucos de frutas e a granola maison.

Para compras, Ramsay sugere a Galerie Lafayette que, embora menor do que a de Paris, tem seu estilo e é chic. Fica na rua Sainte-Catherine, número 11. Na hora da boa leitura, o destino certo é o número 15 da rua Vital-Carles, uma imensa livraria, sempre cheia de novidades, onde qualquer bibliófilo pode passar horas.

Como todo chef, Ramsay tem predileção por lojas de objetos para cozinha e para decoração. Recomenda a Bovendroi, lotada de acessórios para forno e fogão, além de luminárias design, presentes, brinquedos. No número 19 da rua Saint-James.

Claro que um chef precisa – e tem ciúmes – das suas facas especiais. A faca é elemento essencial para o trabalho e é sempre escolhida entre as melhores do mercado. A Coutelleries Saphores não é do tipo clássico. Ela coloca a faca a um nível mais alto, como um objeto de arte. Procure a sua melhor faca no número 41 da rua Judaïque e consulte o www.saphores.com.


Bordeaux é capital do vinho, terceira cidade universitária da França e um sucesso em Turismo

MERCADOS DE ALIMENTOS
Mercados de bairro sempre são um atrativo interessante, que dão o tom de cada cidade. É onde estão à venda os melhores produtos, oferecidos pelos melhores produtores locais. Um bom programa para o domingo, procurando o que há de melhor na Aquitania em termos de pães, queijos, ostras. Fica no Quaid es Chartrons.

Já o Marché des capucins é um caso à parte. Os habitantes de Bordeaux chamam o local de Capu e é onde compram legumes, carnes, peixes, flores. Na Place de Capucins (www.marchedescapucins.com)


Inagurou hoje em Bordeaux, o prédio futurista da Cidade do Vinho, museu que a cidade aguardou por décadas e finalmente foi concretizado

INDISPENSÁVEL
O que é bom de fazer: caminhar, correr ou andar de bicicleta no Quais de la Garonne, tendo como pano de fundo um belo cenário da cidade e belas paisagens. Visitar o Teto do Grand Hôtel de Bordeaux é garantir a melhor panorâmica da cidade no seu conjunto. O melhor observatório é a lage superior, coisa válida também em Los Angeles, Tóquio ou Nova York. O teto do Grand Hôtel é perfeito, principalmente no verão, para tomar um drinque ao pôr do sol e depois jantar no Pressoir d’Argent, logo abaixo. Receita para uma noite perfeita. É só seguir para o Intercontinental Bordeaux, nos número 2 a 5 da praça da Comédie.

O Espelho d’Água é atração especial da cidade. É o maior do mundo, com 3.450 metros quadrados, refletindo a praça da Bourse. No Quai Márechal-Lyautey (www.bordeaux.fr). Conhecer Le Grand Théâtre é ver um dos locais mais importantes da cidade, com arquitetura clássica idêntica à do Grand Hôtel, situado na frente do Intercontinental.

Bordeaux tem no futebol o seu esporte favorito. Para quem gosta, é só agendar uma visita ao novo estádio Matmut Atlantique, Cours Jules-Ladoumèque. Visita obrigatória é para a Basílica Saint-Michel, cujo campanário é o ponto mais alto da cidade e oferece um panorama único. O único problema: é preciso subir 200 degraus! Anime-se: Bordeaux espera aos turistas com seus melhores vinhos, sua história, suas tradições e modernidades.