A fim de saber como os brasileiros se conhecem, se relacionam e como deverão festejar a data mais romântica do ano, o Dia dos Namorados, comemorada no Brasil em 12 de junho, a Atento, líder mundial em gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), realizou uma pesquisa com 2.278 pessoas, ao longo do mês de maio. O resultado mostra que muitos utilizam as redes sociais para uma aproximação e que mais da metade dos apaixonados devem presentear com a famosa lembrancinha neste ano de crise econômica.

Foram entrevistados homens e mulheres, com idades entre 18 e 65 anos, principalmente do sudeste do país. O perfil médio dos respondentes é formado por 72% de mulheres; 86% têm entre 18 e 34 anos; e 69% declararam estar namorando.

A grande maioria, 72%, disse estar em uma relação séria há mais de um ano e percebemos que o ambiente cotidiano ainda é o grande responsável por essas uniões, já que 32% se conheceram por meio de amigos comuns e 18% no ambiente de trabalho. O ambiente virtual vem logo em seguida, na preferência de 17%, depois bares/baladas/festas, que foram apontados por 13%, escolas ou faculdades por 10% e outros meios por 10%.

Quando questionados se usaram ou usariam as redes sociais ou aplicativos para conhecer alguém, 58% disseram que sim, sendo que o Facebook é o canal preferido de 79%, o Whatsapp de 74%, o Tinder de 35%, enquanto 29% preferem o Instagram. Outros 7% consideram o Happn a ferramenta mais interessante atualmente, enquanto 3% gostam do Instamessage e outros 3% preferem o Kickoff.

 

Sintonia com SPC e CNDL

Outro dado que chama a atenção é o valor do ticket a ser desembolsado em 2016. Pesquisas recentes conduzidas pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) explicam que o gasto médio dos entrevistados deve ficar em R$ 137,48, abaixo dos R$ 150,82 registrados no ano passado. A comparação, que já desconta a inflação do período, representa uma queda de 16,84%.

A Pesquisa da Atento está em sintonia com esse panorama, porque 80% das pessoas que responderam a nossa pesquisa disseram que pretendem presentear, mas 51% pretendem gastar até R$ 100, ao passo que 32% pensam em desembolsar algo entre R$ 100 e R$ 200, ressalta Noronha. Grande parte investirá em agradar o parceiro com roupas, sapatos ou acessórios (59%), perfumes (22%), jantares (16%) ou chocolates (14%).

De acordo com executivo, o recuo na intenção de compra é mais um sinal da cautela do consumidor. Se compararmos o fraco desempenho de outras datas comemorativas de 2015 com 2016, quando a expectativa do comércio já era baixa, este ano podemos dizer que o mercado está ainda mais pessimista, porque pioraram as condições econômicas da população, aumentaram o desemprego e a inadimplência, além do crédito estar mais restrito, afirma o executivo.  Mesmo assim, o consumidor não deve deixar de presentear o seu parceiro(a) e o meio mais utilizado para isso certamente será o parcelamento no cartão, complementa.