LUCIANA DYNIEWICZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) – Entre as várias homenagens preparadas pelo governo da cidade de Buenos Aires para marcar, neste mês, os 30 anos da morte do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1986), uma chamou a atenção de seus leitores.
Por toda a capital argentina, há cartazes e outdoors com frases de sua autoria, mas, na estação de metrô San Martín (a uma quadra da última casa em que o autor viveu), lhe atribuíram um trecho de um texto que não é seu.
“Com o tempo, você entende que só quem é capaz de te amar com todos os teus defeitos, sem querer te mudar, pode te dar toda a felicidade” é a citação que aparece em cima da assinatura de Borges.
A frase não tem nenhuma semelhança com a obra do autor, destaca María Adela Renard, pesquisadora do trabalho de Borges que o conheceu pessoalmente.
“Esse texto é muito simples. Não é literário. Ele nunca fez nada de autoajuda”, disse à reportagem.
Para ela, uma grande parte dos argentinos fala sobre o trabalho do autor sem conhecê-lo de verdade. “Muitos professores de literatura não estão preparados para ensinar Borges, que é um escritor que demanda concentração.”
A complexidade e o uso frequente de símbolos dificultam a interpretação de Borges, cujos textos são carregados de mistério, diz.
O painel com o erro havia sido colocado na sexta passada (17) e foi retirado na quinta (23), após várias piadas na internet.
“‘O álcool é a causa e a solução de todos os problemas’, Jorge Luis Borges”, escreveram no Twitter. Outro ‘post’ que apareceu foi: “‘Aserejé ja de je / de jebe tu de jebere / seibiunouva majavi / an de bugui an de güididípi’, Jorge Luis Borges (1967)”.
A assessoria de imprensa da estatal que administra o metrô informou que o erro ocorreu porque a pessoa responsável por selecionar as frases se confundiu.
Na internet, vários sites e blogs também atribuem o trecho a Borges.