Para garantir a segurança nas travessias na região do Centro Cívico, a Prefeitura de Curitiba implantou nesta semana semáforos para pedestres no cruzamento da Av. Cândido de Abreu com a Rua Lysimaco Ferreira da Costa.

Os novos grupos focais para pedestres já estão em operação e atendem a uma grande demanda da população que circula pela região, que agora terá muito mais proteção nas travessias em um local de intenso fluxo de veículos e em diversas direções, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Recentemente, também foram implantados semáforos para pedestres em outros dois cruzamentos movimentados do Centro Cívico: na Rua Heitor Stockler de França com a Av. Cândido de Abreu; e na conjunção da Av. João Gualberto com as ruas Presidente Faria e Inácio Lustosa – está última obra faz parte do projeto da Área Calma, que estabeleceu a velocidade máxima de 40km/h em um perímetro da região central de Curitiba para reduzir e evitar acidentes de trânsito e vítimas fatais. Segundos dados recentes, desde a implantação em novembro de 2015, não houve nenhum acidente fatal e o número de acidentes foi reduzido em 28,9% nas vias que formam o perímetro da Área Calma.

Os grupos focais do cruzamento da Av. João Gualberto com as ruas Presidente Faria e Inácio Lustosa foram implantados como medida mitigadora da construção de um empreendimento comercial localizado no cruzamento da Rua Inácio Lustosa com a Av. Cândido de Abreu, assim como a troca dos semáforos na Rua Barão do Serro Azul por equipamentos novos.

Na atual gestão foram implantados 71 semáforos novos e 63 cruzamentos receberam novos grupos focais para pedestres. Atualmente, Curitiba conta com 1.191 cruzamentos semaforizados.