O atendimento odontológico foi ampliado em toda rede pública de saúde nos últimos três anos. Somente o atendimento na Atenção Primária à Saúde – para os procedimentos menos complexos que são realizados em 108 das 109 unidades básicas de Curitiba – houve um aumento médio de 20% no total de atendimentos nesse período. Ao longo de 2015, foram realizados, em média, 4.328 procedimentos odontológicos básicos por dia. Situações que exigem atendimento especializado também registraram crescimentos significativos.

É o caso da endodontia (tratamento de canal), que teve um acréscimo de 13,29% no volume de atendimentos entre 2012 e 2015. Já a periodontia (tratamento de gengiva), registrou 27,91% a mais de atendimentos. Procedimentos como exame de lesão bucal, para o diagnóstico de câncer bucal, aumentaram em 53,55%. No serviço de próteses odontológicas (dentadura), que não existia até 2012, foram confeccionadas 1,4 mil próteses em 2015. O serviço foi descentralizado e passou a ser disponibilizado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e em diversas unidades básicas de saúde.

O gestor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Wellington Zaitter, destaca que ocorreram várias mudanças no processo de trabalho e que vieram a contribuir com os resultados positivos. A gestão participativa, que oferece mais autonomia aos gestores locais das unidades de saúde e que estimula à participação ativa dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi fundamental para essa melhoria. Cada unidade básica de saúde pode definir, a partir da sua demanda e da sua realidade, como melhor se adaptar às diretrizes gerais da Secretaria, analisa.

Entre outras situações, isso se verificou na forma de agendamento das consultas odontológicas. Das 108 unidades de saúde que contam com clínicas odontológicas – apenas a Unidade de Saúde Mãe Curitibana não tem consultório próprio, mas os pacientes são atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas Rosário, também no bairro São Francisco – 28 já estão fazendo o agendamento das consultas por telefone ou por e-mail (26% do total). A chefia da Unidade de Saúde Santa Quitéria I, Thais Gonçalves Petry, explica que com essa mudança, a partir do primeiro atendimento odontológico o paciente já sai da unidade sabendo as datas de retorno para dar continuidade aos procedimentos. Deixamos alguns horários reservados para atender as situações emergenciais. Todo mundo é atendido e quase não há reclamação, comenta.

A vigilante Rute Rodrigues Rego, 36 anos, que é usuária da unidade, não poupa elogios ao atendimento recebido no local, seja no quesito odontológico, seja médico. De zero a dez, eu dou nota mil. O serviço ali é tão bom que eu deixo de usar o meu plano de saúde corporativo pra ser atendida pela equipe da unidade, afirma.

Horário ampliado

Ainda na Atenção Primária, Zaitter lembra que outro avanço foi a ampliação de horário para atendimento odontológico em algumas das unidades que passaram a funcionar até as 22 horas. Das dez unidades que ficam abertas até mais tarde, três contam com equipes de saúde bucal no período noturno: US Bairro Novo (Sítio Cercado), US Eucaliptos (Boqueirão) e US Camargo (Vila Oficinas). Nestes três equipamentos, a produção odontológica teve um acréscimo médio de 55% no volume de atendimentos. Oferecer o atendimento em um horário diferenciado é permitir o acesso à saúde àqueles cidadãos que trabalham o dia inteiro e não teriam condições de fazer o tratamento em horário comercial, destaca Zaitter.

Além do atendimento nas unidades básicas de saúde, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas oferecem atendimento odontológico para as situações de urgência e emergência – dor intensa, infecção e traumas. São elas: UPA Boa Vista, Sítio Cercado e Fazendinha. Nessas UPAs, o número de procedimentos realizados aumentou 64,76% entre 2012 e 2015 – o horário de atendimento odontológico nas UPAs é de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Especialidades

A reestruturação do serviço de odontologia no SUS Curitiba incluiu também os serviços especializados. Desde março, a população da cidade passou a contar com mais um equipamento, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Positivo, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Positivo.

Os centros de especialidades odontológicas da rede pública de saúde são serviços estruturados para atender demandas mais complexas na área de saúde bucal. Ou seja, pacientes que necessitam de procedimentos especializados são encaminhados para estes centros pelas unidades básicas de saúde. Ali são realizados procedimentos de periodontia (ossos da boca/face e gengiva), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias bucais, diagnóstico de câncer bucal e ainda atendimento a portadores de necessidades especiais, entre outros.

O CEO Positivo é o terceiro centro de especialidades odontológicas de Curitiba. Além dele, existem ainda o CEO Rosário, no bairro São Francisco, e o CEO Sylvio Gevaerd, no Portão. Fazem parte dos procedimentos oferecidos pelos CEOs o diagnóstico bucal, com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais. Já usei o serviço do Centro de Especialidades Positivo para o tratamento de um canal e posso garantir que nem em um serviço particular eu sou tão bem atendido. O atendimento é espetacular, enfatiza o aposentado Ivo Antônio Rodrigues, 70 anos, presidente do Conselho de Saúde Local da Unidade de Saúde Campina do Siqueira.

Zaitter conta que algumas mudanças simples no processo de trabalho nos CEOs contribuíram para reduzir o índice de falta dos pacientes e melhorar a produtividade das equipes de saúde bucal. Antigamente, cerca de 25% das consultas eram desperdiçadas porque o paciente faltava. Passamos a fazer a confirmação prévia dessas consultas e, quando o paciente avisa que não poderá comparecer, outro paciente é encaixado para atendimento. Com isso, o número de faltas hoje não passa de 10%, o que é considerado normal num serviço de saúde, salienta.

Para o secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, o SUS Curitiba conta com reconhecida qualidade de cuidado na área de Saúde Bucal e vem conquistando importantes avanços ao tornar a odontologia mais acessível em todos os níveis de complexidade. Curitiba foi a primeira cidade a contar com cirurgião dentista na equipe do Consultório na Rua, iniciativa que se tornou referência para o programa em todo país, ressalta.