SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Oficiais da Agência Tributária da Espanha, que fiscaliza o sistema tributário e aduaneiro do país, revistaram nesta quinta-feira (30) escritórios do Google em Madri dentro de uma investigação sobre o pagamento de impostos pela gigante tecnológica americana.
Entre os escritórios revistados está a sede do Google na Torre Picasso, arranha-céu localizado na zona financeira da capital.
“Estamos cooperando com autoridades na Espanha para responder a todas as perguntas, como sempre”, afirmou a empresa em comunicado. Na nota, o Google disse cumprir “a legislação fiscal na Espanha” assim como em outros países nos quais tem operações.
A operação é vinculada a uma investigação por possível evasão fiscal. A empresa está há anos na mira da Fazenda espanhola por seu sistema tributário, já que parte de sua receita é gerenciada a partir da Irlanda. Desta forma, poderia estar artificialmente reduzindo seu negócio na Espanha e reduzindo o valor de impostos a pagar. Em 2011, a Receita espanhola abriu uma investigação sobre o Google referente aos impostos que pagava.
Não é a primeira vez que a empresa é suspeita de tentar evadir o pagamento de impostos em outros países. Em maio, a polícia francesa revistou escritórios do Google em Paris dentro de uma investigação de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro.
As investigações acontecem no momento em que a França e outras autoridades europeias tentam verificar como empresas americanas e outras multinacionais usariam esquemas de planejamento tributário para enviar lucros ao exterior para declará-los em jurisdições com menores taxas de impostos.
Em janeiro, o Google anunciou que aceitou pagar 130 milhões de libras em impostos devidos à Inglaterra, o que causou críticas de legisladores, que afirmaram que o valor do acordo foi “ridículo” devido ao tamanho dos negócios da empresa gerados no país.