Você já ouviu falar na companhia de dança Sashas, de Curitiba? Se ouviu e não viu, deve ver, se não ouviu também deve ver. E a oportunidade de ver a companhia de maneira bem próxima é neste fim de semana. As Sashas se apresentam no Cenário Espaço Arte com o espetáculo “Cinderelo”, uma releitura cômica e emocionante nos tempos modernos do conto de fadas mais clássico de todos. As apresentações são nesta sexta (1), às 20 horas, e Sábado (2)  e Domingo (3) as 19 horas e as 21 horas, com ingressos a R$15, à venda no local. 

O grupo já se apresentou em diversos festivais de dança. O último em 18 de junho, em São Paulo, no World of Dance, onde fizeram bonito. Dirigida por Jonatas Cardoso, que também faz parte da companhia curitibana JS, o grupo mistura diversos tipos de dança, com um peso maior do Vogue e Waacking, mas há influências do balé clássico e do jazz também. No espetáculo Cinderelo, o coreógrafo e bailarino Cardoso mostra que é bom também na concepção de espetáculo. Os espectadores passam por três salas diferentes, onde acontecem cenas do espetáculo e por fim na sala maior o ápice e fim da história clássica, que mescla a narração tradicional com coreografias atuais e envolventes. Há um jogo interessante entre iluminação e projeções que também seguram a atenção. O tom de comédia ajuda a descontrair e favorece a proximidade entre público e bailarinos nas salas da Cenário. 

No final, fica a lição que apesar da simplicidade de cenário, palco e figurino, o espetáculo é grandioso, reforçando que para as Sashas menos é mais. E o velho ditado vale também para a duração do espetáculo, que é na medida. Não há um minuto sequer de tédio. 

A Cenário fica na Rua Barão de Antonina, 254. Informações pelo telefone: (41) (41) 3233-9494.

 

O que é vogue?

Inspirado pela revista Vogue, o voguing é caracterizado por poses semelhantes a das modelos integradas com movimentos angulares e lineares de braços, pernas e tronco. Este estilo de dança surgiu nas festas chamadas “Ballrooms” (bailes) no Harlem, em Nova Yorque, por afro-americanos no início dos anos 1960 . Originalmente chamada de “apresentação” e mais tarde “performance” , ao longo dos anos, a dança evoluiu para uma formato mais complexo e ilusório que então passou a ser chamada de “vogue

 

O que é Waacking?

O Waacking é uma das diversas ramificações do Street Dance baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos relaxados de quadris e pernas, frequentemente rítmico e sincronizados com a música. Esse estilo foi desenvolvido pela comunidade gay nas baladas de Los Angeles, dentro dos conceitos do Locking (estilo de dança funk e dança de rua muito virada para o espetáculo, sempre interagindo com a platéia e com movimentos cômicos).