A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) permanece no ranking de Melhores e Maiores da Revista Exame. Na 43ª edição do anuário, a empresa passou da 226ª posição para o 203º lugar entre as 500 Maiores em Vendas; ocupa a primeira posição no setor de infraestrutura no Sul no País e a segunda no cenário nacional; entre as estatais, saltou da posição 25, em 2014, para a 21ª colocação em 2015, ano de avaliação do ranking. 

“As melhores posições da Sanepar neste ranking se traduzem diretamente em índices mais elevados de saneamento em todo o Estado”, disse o governador Beto Richa, ao comentar o levantamento da Exame. “Estamos ampliando os indicadores de coleta e tratamento de esgoto em todas as regiões do Paraná, em todos os municípios que são atendidos pela Sanepar. É natural que a empresa mostre performance cada vez melhor no anuário da revista, pois consegue aliar o bom atendimento ao público com uma gestão eficiente”. 

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, comemora o posicionamento da companhia entre as maiores do Brasil. Confirmamos o que a Exame destaca, ou seja, que é possível alcançar a excelência mesmo em épocas tão adversas, disse. 

O anuário, que apresenta as informações em dois macrogrupos – as 500 maiores e as classificadas nas posições 501 e 1000 – aponta que entre as 500 maiores de todo o Brasil, o faturamento caiu 4,6% em relação ao ano de 2014; as dívidas subiram 12%; 178 mil empregos foram extintos entre as empresas pesquisadas e o lucro que, em 2014, havia sido de 18 bilhões de dólares virou prejuízo de 19 bilhões, em 2015. 

Mesmo assim, a Sanepar não para. Mantemos os investimentos e a expansão dos serviços nos 346 municípios onde atuamos, reitera Mounir. Considerando o critério utilizado pela Exame, o lucro da Sanepar em 2015 foi da ordem de US$ 111 milhões. 

No setor de infraestrutura, do qual fazem parte as empresas concessionárias de saneamento, de pedágio, de administração portuária e de aeroportos, a Sanepar está em entre as maiores em crescimento (3.º lugar), liderança de mercado (4.º), liquidez corrente (5.º), rentabilidade (5.º) e riqueza criada por empregado (8.º). 

Os indicadores utilizados para a análise de desempenho das maiores e melhores e os termos adotados são: ativo total ajustado, capital circulante líquido, crescimento das vendas, Ebitda, empregados, endividamento, excelência empresarial, giro do ativo, liquidez corrente, lucro, riqueza criada, entre outros. 

PARANÁ – Entre as 500 maiores do Brasil, cinco das empresas mais lucrativas estão no Paraná. Neste grupo duas são controladas pelo governo do Estado: a Sanepar – responsável pelas atividades de saneamento como o abastecimento de água tratada, a coleta e tratamento do esgoto doméstico e a gestão dos resíduos sólidos – e a Copel Geração e Transmissão, que administra usinas e linhas de transmissão de energia.