ANGELA BOLDRINI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que ações de agentes da Guarda Civil Metropolitana que forem de encontro ao decreto publicado por ele em junho, proibindo a tomada de pertences pessoais de moradores de rua, devem ser denunciadas à Controladoria Geral do Município.
Nesta quinta-feira (25), reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que agentes da guarda desrespeitaram as regras ao esvaziar a praça Princesa Isabel, no centro da cidade, para um evento do Exército em comemoração ao Dia do Soldado e à formação de 2.000 cadetes.
“Se você tem qualquer indício de que isso tenha acontecido, encaminhe uma denúncia para a Controladoria. Nós trataremos como qualquer outra denúncia”, afirmou o prefeito à reportagem. Questionado sobre a orientação dada à Guarda com relação aos moradores de rua, Haddad afirmou ser “a do decreto”. “Leia o decreto”, disse ele aos jornalistas.
A reportagem publicada nesta quinta ouviu moradores de rua que afirmaram que, na ação, foram levados itens como roupas e documentos. O decreto permite a retirada, durante o dia, de barracas, mas não de objetos pessoais.
A declaração foi dada no congresso do Sinesp (Sindicato de Especialistas em Educação de São Paulo), onde Haddad discursou na manhã desta quinta (25) e prometeu a criação de cargos de supervisão após a eleição -ele é candidato do PT à reeleição.