Ao apresentar pessoalmente ontem, por cerca de 45 minutos, sua defesa aos senadores, a presidente afastada Dilma Rousseff , ressaltou que foi ao Senado olhar diretamente nos olhos dos que a julgarão. Em seu discurso, Dilma não poupou críticas ao governo interino de Michel Temer. Um golpe que, se consumado, resultará na eleição indireta de um governo usurpador. A eleição indireta de um governo, que, já na sua interinidade, não tem mulheres comandando seus ministérios, quando um povo nas urnas escolheu uma mulher para comandar o país, afirmou.
Sei que, em breve, e mais uma vez na vida, serei julgada. E por ter minha consciência absolutamente tranquila em relação ao que eu fiz, venho pessoalmente à presença dos que me julgarão, afirmou. A petista negou ter cometido crimes dos quais é acusada, segundo ela, injusta e arbitrariamente. Hoje, o Brasil, o mundo e a história nos observam. E aguardam o desfecho desse processo de impeachment, disse.
Jamais atentaria contra o que acredito, ou praticaria atos contrários aos interesses daqueles que me elegeram, disse a petista, visivelmente emocionada, com a voz embargada por várias vezes. Dilma disse que ouviu críticas duras a seu governo.
Dilma também disparou críticas à composição ministerial montada por Temer desde o afastamento dela, em 12 de maio deste ano. Um governo que dispensa os negros na sua composição ministerial. E já revelou um profundo desprezo pelo programa escolhido e aprovado pelo povo.
Cunha – A presidente afastada afirmou que durante seu governo e do presidente Lula, foram dadas todas as condições para que as investigações fossem realizadas. Assegurei a autonomia do Ministério Público, não permiti qualquer interferência política na atuação da Polícia Federal. Contrariei interesses, por isso paguei e pago um elevado preço pessoal pela postura que tive, afirmou.
Dilma lembrou a atuação do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que foi o responsável pelo o processo contra ela. Sobre os políticos que se aliaram a Cunha, ela disse eles encontraram o vértice da sua aliança golpista.