O tempo frio abaixo de 10 graus não desanimou os 500 inscritos na 1ª Prova Rústica do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), na manhã deste domingo (25/09). Com percursos de 5 e 10 kms, os participantes exercitaram a atividade física e confraternizaram junto com os policiais e bombeiros militares o resultado e a premiação dos primeiros colocados.

De acordo com o Comandante do batalhão, tenente-coronel William Kuczynski, a iniciativa visou aproximar a comunidade de São José dos Pinhais da Polícia Militar por meio de uma atividade esportiva que contribui para a qualidade de vida. Estamos sempre buscando um bom relacionamento com os cidadãos metropolitanos e, além deste evento, promovemos várias atividades sociais, como visitas a instituições carentes, passeios ciclísticos, entre outros, demonstrando que a PM se preocupa com as questões sociais da sociedade, disse.

A corrida iniciou-se às 8 horas, no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais (PR), e teve percursos de 10 e 5 km. Para garantir a idoneidade dos resultados, o evento foi supervisionado e arbitrado pela Federação Paranaense de Atletismo do Paraná. Todos os participantes que concluíram a linha de chegada receberam uma medalha de participação como uma lembrança da atividade.

Para o soldado Aguiar, da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), a prova foi bem organizada e o trajeto preparado. Muito importante essa iniciativa do 17º BPM para aproximar a população de nós, militares estaduais. Tenho treinado regularmente e contado com o apoio e a experiência do sargento Fernandes, que é um incentivador da corrida de rua para mim, afirmou.

Flaviane Faria, que alcançou o primeiro lugar na categoria feminino civil 5 km, trouxe seus alunos da academia em que trabalha para conhecer a prova. Não esperava conquistar o pódio, mas me esforcei ao máximo para mostrar aos meus alunos que a força de vontade e a superação podem vencer o cansaço e as limitações físicas. Esse momento é de confraternização entre os policiais e os civis para enaltecer a atividade esportiva e a qualidade de vida, apontou.

É gratificante participar desta corrida que foi bem organizada pelo 17º BPM que incentiva a prática de atividade física e promove uma festa unindo as famílias militares e da comunidade local, afirmou o soldado do 9º BPM Wyllian Floriano Silvério, primeiro colocado na categoria 10 km militar.

A soldado Veridiana Feliz Godoy, pertencente ao 20º BPM, ficou extasiada ao saber que conquistou o troféu de segunda colocada na categoria 10 km militar. Correr foi uma paixão que descobri durante a minha formação como soldado e hoje sempre que posso participo de provas de rua, ressaltou.

Adriano Maciel dos Santos, que já pratica o esporte há mais de 10 anos, conhece bem as dificuldades da corrida de rua e elogiou a iniciativa da Polícia Militar em promover o evento. Quanto mais a PM fazer esse tipo de atividade, mas pessoas irão participar e interagir com a corporação, afirmou.

RESULTADOS – Na categoria feminino militar 5 km, as três primeiras colocadas foram as soldados Marielly Kazmierczak (26’55), Mariana Padilha Vieira (29’31’’) e Camila Martins Grube (29’54’’). Ainda no feminino, na categoria militar 10km, as três primeiras colocadas foram as soldados Sandra Moreira Granzotto (54’14’’), Veridiana Feliz Godoy (57’27’’) e Regiane Gaspar (57’63’’). Na categoria civil 10 km, o pódio foi preenchido com Silvia Ramos (49’57’’), Simone Maria Beger (50’10’’) e Franciele Salete de Souza Franco (52’51’’).

Na categoria masculino militar 5km, os troféus foram entregues aos soldados Allan Diego Silva Aguiar (18’47’’), Deivyd Willyan Banak (20’00’’) e Michael William Murer (20’16’’). Na categoria civil 10 km a primeira colocação ficou com Adriano Maciel dos Santos (23’58’’), seguido por Leandro Blos (38’10’’) e Hilson José Fernandes (39’02’’). Já na categoria militar 10 km, as três primeiras posições ficaram com o soldado Wyllian Floriano Silvério (37’32’’), com o tenente Rafael Commim Busatto (38’30’’) e com o soldado Francimar de Moraes Zamierowski (39’41’’).