Alguns monumentos de Curitiba devem ganhar iluminação rosa neste mês, marcado pela conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. Um deles será o estádio do Atlético Paranaense, a Arena da Baixada. Além do Estádio Atlético Paranaense, outros pontos de destaque na capital do Estado devem ser iluminados na cor rosa no mês, como o Jardim Botânico. Ao redor do mundo, cartões postais das principais metrópoles também ganham iluminação especial para o “Outubro Rosa”.
No Paraná, a campanha faz parte da agenda da Secretaria de Estado da Saúde e vai além da discussão sobre o diagnóstico precoce, com a promoção de hábitos saudáveis de vida da mulher, para a diminuição dos fatores de risco. Estudos comprovam que é possível reduzir em 40% o número de casos de câncer controlando estes fatores.
Curitiba — As ações do Outubro rosa começaram no sábado passado em Curitiba, promoção da Secretaria Municipal de Saúde. ao longo do mês acontecem palestras, oficinas de arte e saúde, além de atividades de conscientização sobre os riscos do câncer de mama serão realizadas nas administrações regionais do Município de Curitiba.
Hoje, a Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio do Conselho da Mulher Empresária (CME), lança oficialmente a campanha Outubro Rosa 2016, em frente à sede da ACP.
A realização é da entidade representante do setor produtivo em conjunto com o Hospital Erasto Gaertner, Rede Feminina de Combate ao Câncer , Clinipam, Rádio Jovem Pan e Instituto RIC, além de mais de 50 apoiadores.
No conjunto de eventos programado para esse ano, está prevista a tradicional revoada de balões, encontro e passeio de motos e o desfile das vitoriosas, com mulheres que lutaram contra a doença e hoje estão curadas.