O Atlético levou a melhor sobre o Coritiba no clássico disputado neste domingo (16), em Curitiba. O time do técnico Paulo Autuori derrotou o rival por 2 a 0, gols de Matheus Rosseto e Pablo. A partida, pela 31ª rodada do Brasileirão, ficou marcada pela questão do local da partida, uma decisão digna de ópera-bufa.

O jogo deste domingo (16) foi realizado na Vila Capanema, estádio do Paraná Clube. O Atlético tinha o mando de campo, mas a Arena foi cedida cedia para um show do tenor italiano Andrea Bocelli, marcado para esta quarta-feira (19). Não houve acordo para remarcar a partida para o Furacão poder jogar em casa. O clube culpou o Coritiba, que se eximiu. E a CBF, por sua vez, optou por manter o calendário.

A Vila tinha 7.771 torcedores presentes, quase todos atleticanos. O Coritiba abriu mão de sua carga de ingressos, em razão do alto preço (R$ 200) definido pelo Atlético. E os coxas-brancas viram o jogo (de graça) num telão instalado no Couto Pereira. Segundo o clube, havia 9.987 torcedores no Alto da Glória.

TABELA

O resultado deixou o Atlético em 6º lugar, com 48 pontos. Está dentro da zona de classificação para a Libertadores. Mas, para terminar a rodada nessa posição, depende do resultado do Fluminense, que tem 46 pontos e enfrenta o São Paulo, em casa, nesta segunda-feira (17).

O Coritiba, por sua vez, ficou com os 37 pontos de antes, e caiu para 14º lugar com a vitória do Sport sobre o Vitória. Ainda pode perder posição para o São Paulo (36 pontos). O Vitória, com 35 pontos, abre a zona de rebaixamento.

PRÓXIMOS JOGOS

O Atlético volta a campo na segunda-feira (24), quando enfrenta o América-MG no estádio Independência, em Belo Horizonte. O Coritiba recebe o Fluminense no domingo (23), no Couto Pereira. Antes disso, o time coxa-branca pega o Atletico Nacional, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira (19).

ESQUEMAS

O Atlético de Paulo Autuori entrou em campo num 4-2-3-1. Hernani, normalmente um volante, atuou como meia pelo lado esquerdo. Matheus Rosseto ficou como volante. Lucas Fernandes, que voltava ao time, assumiu a meia-direita. Renan Lodi foi o escolhido para a lateral-esquerda, que estava em aberto.

No Coritiba, Paulo Cesar Carpegiani deixou de lado o esquema com três atacantes. Para isso, sacou o atacante Kazim e colocou o volante Edinho. Juan atuou como meia e o zagueiro Juninho foi improvisado como lateral-esquerdo.

PRIMEIRO TEMPO

Como bom mandante, o Atlético tomou a iniciativa do jogo, mas foi o Coritiba o primeiro a dar um chute a gol. Aos poucos, os times se soltaram. E o Atlético abriu o placar num lance quase perdido. Pablo dividiu com Walisson Maia e conseguiu cruzar da linha de fundo. Hernani tocou na bola e ela caiu com Matheus Rosseto, que dominou e chutou no ângulo. Os coxas-brancas reclamaram que a bola cruzada por Pablo havia saído de campo. O recurso da TV mostrou que ela não saiu totalmente – portanto, estava em jogo. Pouco antes, o Furacão havia pedido pênalti num lance em que a bola tocou a mão de Luccas Claro, na área.

Aos 30 minutos, houve uma parada para que os jogadores pudessem tomar uma água e aliviar o calor inclemente da Vila Capanema. O primeiro tempo transcorreu e terminou sem maiores emoções. Na etapa, o Atlético teve 41% de posse de bola e finalizou quatro vezes (três certas). O Coritiba somou 59% de posse de bola e cinco finalizações (quarto certas).

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, o Coritiba voltou com o lateral Carlinhos em vez do volante Edinho e com o atacante Kazim no lugar de Vinicius. Juan passou a atuar mais recuado e Carlinhos virou um meia pelo lado esquerdo. Mesmo assim, o time não melhorou em termos de força ofensiva. O Atlético estava mais fechado, à espera de chances para contra-atacar. E ainda acertou uma bola na trave, com Hernani.

Em sua última troca, Carpegiani colocou o atacante Iago no lugar do lateral Dodô, aos 19 minutos. Restabeleceu a formação com três atacantes. Na defesa, Walisson Maia passou para a lateral, Juninho ficou na zaga e Juan se fixou na lateral-esquerda. Autuori respondeu colocando Sidcley no lugar de Renan Lodi, aos 20 minutos. Em seguida, aos 23, Pablo marcou 2 a 0, ao furar a linha de defesa do Coritiba. Carlinhos dava condições de jogo.

Depois do segundo gol, Autuori trocou Lucho Gonzalez, 35 anos, por João Pedro, 19. E o zagueiro Marcão substituiu Matheus Rosseto. Mesmo com as mudanças, o Atlético conseguiu controlar a partida diante de um adversário que pouco produzia no ataque. Ao fim do jogo, a torcida atleticana gritou olé. E o Coritiba bufou.

ESTATISTICAS

Na partida toda, o Atlético teve 43% de posse de bola, 75% de precisão nos passes e sete finalizações (quatro certas e uma na trave). O Coritiba somou 57% de posse de bola, 83% de precisão nos passes e 11 finalizações (cinco certas).

 

ATLÉTICO 2 x 0 CORITIBA

Atlético

Weverton; Léo, Thiago Heleno, Wanderson e Renan Lodi (Sidcley); Otávio, Matheus Rosseto (Marcão), Hernani, Lucho Gonzalez (João Pedro) e Lucas Fernandes; Pablo. Técnico: Paulo Autuori

Coritiba

Wilson; Dodô (Iago), Luccas Claro, Walisson Maia e Juninho; Edinho (Carlinhos), João Paulo, Juan e Raphael Veiga; Leandro e Vinicius (Kazim).Técnico: Paulo César Carpegiani

Gols: Matheus Rosseto (20-1º), Pablo (23-2º)

Cartões amarelos: Leandro, Juan, Iago

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Público: 6.684 (pagante), 7.771 (total)

Renda: R$ 69.080,00

Local: Vila Capanema, domingo

 

 

LANCES DO JOGO

Primeiro tempo

10 – Raphael Veiga recebe de Vinicius e dispara de fora da área. A bola vai por cima

13 – Renan Lodi ergue a bola à área; Thiago Heleno ganha de Juninho pelo alto, mas cabeceia para fora

14 – Hernani aproveita rebote da defesa e chuta de fora da área. Wilson pega

17 – Após escanteio, Luccas Claro domina, gira e tenta o chute a gol. A zaga bloqueia na pequena área

18 – Lucho recebe na direita e tenta o cruzamento. A bola bate na mão de Luccas Claro, quase colada ao corpo, na risca da área. O árbitro manda o jogo seguir

20 – Gol do Atlético. Pablo ganha dividida de Walisson Maia e consegue cruzar da linha de fundo. Dodô tenta cortar e erra. Hernani não domina. A bola cai com Matheus Rosseto, que domina fora da área e chuta no ângulo

23 – Raphael Veiga ganha jogada de Otávio e Wanderson e chuta de bico. Weverton defende

25 – João Paulo cobra falta de longe. Werverton salta no canto direito e defende

29 – Após escanteio, Dodô tenta a finalização. Weverton pega

41 – Juan cobra escanteio. A bola vai a gol e Weverton tira

48 – Hernani cobra falta de longe. Wilson pega

Segundo tempo

3 – Renan Lodi recebe de Hernani e cai na área, em disputa com Dodô. O árbitro dá a impressão de marcar pênalti, mas aponta apenas para tiro de meta

17 – Dodô erra passe na defesa. Hernani domina e dispara. A bola explode na trave

18 – Juan manda a bola para a área. Kazim toca com o braço e Raphael Veiga marca. O árbitro anula, flagrando a falta de Kazim

21 – Lucho Gonzalez domina a bola na área e serve Lucas Fernandes, que finaliza por cima

23 – Gol do Atlético. Lucho serve Pablo, que fura a linha de defesa e toca cruzado, na saída de Wilson

25 – Carlinhos lança cruzado para a área. Iago chega ao segundo pau, de carrinho, mas erra a bola

28 – Leandro recebe na área, tenta driblar Léo e cai na área. Reclama que teria sido agarrado pelo rival. O árbitro manda seguir

35 – Juan arremata para fora

39 – Kazim tenta o chute de longe e manda à esquerda do gol

44 – Iago arremata de longe. A bola leva perigo, mas desvia na zaga e sai em escanteio

46 – Sidcley avança peça esquerda e cruza rasteiro para a risca da área. Pablo não alcança. João Pedro finaliza por cima

47 – Juan chuta de fora da área. Weverton pega

50 – João Paulo bate de fora da área e a bola vai à esquerda do gol