SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Gilberto Gil publicou, na noite desta quinta-feira (20), um vídeo em que aparece ladeado pela família, ouvindo e cantando “Rato Miúdo”, canção divulgada na terça (18) pelo compositor e cineasta Jorge Alfredo Guimarães.
“Noite boa pra ouvir ‘Rato Miúdo’ em família. A música entraria em ‘Refazenda’ mas foi censurada e somente no início dessa semana a descobri com vocês #PelaInternet no canal de seu compositor Jorge Alfredo”, escreveu o músico baiano nas redes sociais.
A origem da gravação é incerta até mesmo para o intérprete.
Nos comentários, Gil foi corrigido pelo produtor musical e pesquisador Marcelo Fróes, que produziu a coletânea “Ensaio Geral”, do baiano. “Na verdade não é sobra do ‘Refazenda’. Foi gravada junto com Sítio do Picapau Amarelo e Gaivota um ano depois. Achei nas sessões de 8 canais quando fizemos aquele box pra PolyGram em 1998”, escreveu Fróes.
Ao ser corrigido pelo pesquisador, Gil editou a postagem com uma errata: “Segundo o pesquisador Marcelo Fróes, a canção ‘Rato Miúdo’, de Jorge Alfredo, foi gravada junto com Sítio do Pica-Pau Amarelo e Gaivota no ano seguinte ao de lançamento de ‘Refazenda'”.
Guimarães reforçou sua versão, apoiando-se em uma foto de uma publicação da época. “A revista ‘Música do Planeta Terra’, editada pelo saudoso Julio Barroso, registrou a censura de ‘Rato Miúdo’, em 1975, no LP ‘Refazenda'”, comentou o compositor.
“O recente álbum de Gil, ‘Refazenda’, teve uma faixa censurada, ‘Rato Miúdo’ (seria a última faixa do disco) de autoria do compositor e cantor Jorge Alfredo”, dizia a revista em sua segunda edição.
DESCOBERTA
O cineasta baiano Jorge Alfredo Guimarães divulgou a composição de sua autoria, interpretada por Gil, na terça-feira (18).
Segundo uma publicação em seu site, “Rato Miúdo” integraria o clássico álbum do cantor “Refazenda”, de 1975, mas foi censurada.
“‘Rato Miúdo’ foi censurada por causa do refrão que reproduzia os dizeres do meu certificado de reservista; ‘por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividades civis’. Gil teve que retirar a música do show e do LP ‘Refazenda’, e não colocou nenhuma outra no lugar”, escreveu o compositor.
Guimarães conta que àquela época passou uma temporada no Rio de Janeiro com a família de Caetano Veloso e acompanhou as gravações do LP de Gil.
“Se a gravação de ‘Rato Miúdo’ tivesse sido incluída em 1975 no LP ‘Refazenda’ provavelmente seria considerado o primeiro reggae brasileiro”, disse o cineasta.