Atlético Paranaense e América-MG se enfrentam nesta segunda-feira (dia 24) às 20 horas, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Será um duelo dos piores ataques, considerando o mando de campo. O time paranaense é quem menos marca gols como visitante na competição – foram apenas oito nas 15 partidas longe da Arena da Baixada. A equipe mineira é quem menos balançou as redes em casa: apenas nove vezes em 15 partidas como mandante. O segundo pior nesse quesito é o Santa Cruz, que fez 18 gols em 16 jogos em casa.

Na classificação geral, contando jogos em casa e fora, o América-MG tem o pior ataque, com apenas 19 gols em 31 jogos. O Atlético é o quinto pior, com 32 gols em 31 jogos.

Na pontuação geral, o Atlético é o sexto colocado, com 48 pontos, e segue na luta pelo G6 – grupo de classificação para a Copa Libertadores 2017. O América-MG é o último colocado, com 21 pontos, e está a 15 pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento (o Internacional tem 36 pontos).

O América-MG venceu dois dos três últimos jogos em casa – derrotou o Internacional e o Botafogo, mas perdeu para o Palmeiras. Mesmo assim, é o segundo pior mandante do Brasileirão, com 17 pontos em 15 jogos. O pior é o Santa Cruz, com 16 pontos em 16 jogos.

O Atlético é o terceiro pior visitante do Brasileirão, empatado com o Figueirense, ambos com 7 pontos em 15 jogos.

Para o jogo desta segunda-feira, o Atlético pode repetir a escalação da vitória sobre o Coritiba. No entanto, o zagueiro Paulo André está recuperado e pode voltar ao time. O atacante André Lima e o meia Nikão, em fase final de recuperação, provavelmente começarão no banco de reservas. A tendência é que o técnico Paulo Autuori mantenha o time no esquema tático 4-2-3-1, com Otávio e Rossetto de volantes. Hernani deve ser novamente utilizado como meia-esquerda.

O América não terá o lateral-esquerdo Gilson (ex-Paraná Clube), os zagueiros Alison e Roger, e o atacante Nilson (ex-Paraná Clube).

AMÉRICA-MG x ATLÉTICO-PR
América-MG: João Ricardo; Jonas, Éder Lima, Messias e Danilo (Bruno Teles); Juninho, Leandro Guerreiro, Ernandes e Tony; Matheusinho (Osman) e Nixon. Técnico: Enderson Moreira
Atlético: Weverton; Léo, Paulo André (Wanderson), Thiago Heleno e Renan Lodi (Sidcley); Otávio, Rossetto, Lucas Fernandes, Lucho González e Hernani; Pablo. Técnico: Paulo Autuori
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, segunda-feira às 20 horas