Ninguém parece capaz de destronar o Guangzhou Evergrande na China. Neste domingo (23/10), o clube conquistou o hexacampeonato chinês ao empatar em 1 a 1 com o Yanbian diante de seus torcedores, que lotaram o estádio e fizeram uma bela festa – Paulinho (ex-Corinthians e Tottenham) fez o gol dos donos da casa. Desde 2011, nenhuma outra equipe sabe o que é levantar o troféu da principal competição do país. E o atacante Alan (ex-Fluminense) foi o brasileiro do time a soltar o grito de campeão pela primeira vez.

A duas rodadas do fim, o Guangzhou, comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, chegou aos 61 pontos e, assim, não pode mais ser alcançado pelo Jiangsu Suning, que, na véspera, também empatou com o Chongqing Lifan e atingiu os 54. Até aqui, Alan disputou 25 dos 28 jogos e marcou 14 gols, tornando-se uma das principais peças na campanha do hexa. Título que chega para coroar uma fase de superação na China.

Hoje, vejo que tudo que enfrentei aqui valeu a pena. Logo na minha primeira temporada, tive uma grave lesão no joelho e fiquei impossibilitado de entrar em campo por mais de um ano. Foi muito bom poder voltar a atuar, jogar quase todas as partidas do campeonato, ajudar com gols e assistências e entrar na história do hexa do clube. Estou muito feliz, desabafou Alan, que foi contratado pelo Guangzhou em janeiro de 2015 e chegou a ficar fora de combate por 464 dias.

Alan, Ricardo Goulart, Paulinho & Cia ainda lutarão por mais uma taça nesta temporada. O Guangzhou Evergrande está na final da Copa da China, justamente contra o Jiangsu Suning dos brasileiros Ramires e Alex Teixeira. Decisão marcada para os dias 20 e 27 de novembro. Alan tem quatro gols nesta competição.