O Atlético Paranaense conseguiu perder para o lanterna do Campeonato Brasileiro. Nessa segunda-feira (dia 24) à noite, pela 32ª rodada, foi derrotado por 1 a 0 para o América-MG, que era o 20º e último colocado da competição, no Estádio Independência.

Com o resultado, o Atlético deixou o G6 (grupo de classificação para a Libertadores), caindo para a 7ª colocação, com 48 pontos, um ponto atrás do Corinthians (6º colocado). O América, que vinha de quatro derrotas consecutivas, subiu para a 19ª posição, com 24 pontos.

O Atlético ampliou dois recordes negativos. Tem a maior sequência de derrotas fora de casa do Brasileirão 2016, com oito. Antes, a marca negativa pertencia ao América-MG, com seis derrotas seguidas entre a 7ª e a 16ª rodadas. A equipe paranaense também tem a maior sequência de jogos sem marcar gols como visitante: oito.

DESEMPENHO
O Atlético teve desempenho pífio na partida. Com a bola, não conseguiu criar jogadas pelo meio e levou pouco perigo nas bolas longas. Sem a bola, marcou com eficiência até a metade do segundo tempo. Depois, o time teve dificuldades para marcar o lanterna da competição.

FATOR CAMPO
O Atlético é o segundo pior visitante do Brasileirão 2016, com 2 vitórias, 1 empate e 13 derrotas, empatado com Figueirense e Santa Cruz. O time paranaense também é quem menos marca gols como visitante na competição – foram apenas oito nas 16 partidas longe da Arena da Baixada.

O América é o segundo pior mandante da competição, com 6 vitórias, 2 empates e 8 derrotas. A equipe mineira tem o pior ataque como mandante: 10 gols em 16 partidas em casa.

ATAQUES FRACOS
Na classificação geral, contando jogos em casa e fora, o América-MG tem o pior ataque, com apenas 20 gols em 32 jogos. O Atlético é o quarto pior, com 32 gols em 32 jogos.

TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 51 jogos no comando do Atlético, agora com 24 vitórias, 8 empates e 19 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Atlético não contava com Pablo e Luan, lesionados. Autuori manteve o time no esquema tático 4-2-3-1. A linha de três meias tinha Lucas Fernandes (direita), Lucho (centro) e Hernani (esquerda). Começaram no banco Paulo André e Nikão, ambos recém recuperados de lesões. O América não tinha Gilson, Alison, Roger e Nilson. Enderson Moreira armou o time no 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético começou controlando o meio-campo e a posse de bola, mas sem criatividade. Como não encontrava espaço para criar, acabava recuando a bola para os zagueiros, que abusavam dos lançamentos. O América-MG parava essas bolas longas e levava perigo nos contra-ataques, principalmente pela esquerda, com a dupla Ernandes e Danilo Barcelos. Foi um primeiro morno, quase sem jogadas ofensivas.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou no mesmo ritmo. Aos 10, saíram o volante Rossetto e ponta Lucas Fernandes. Entraram o meia Nikão e o ponta Giovanny. Com isso, Hernani passou a jogar como volante e o esquema tático seguiu o mesmo. Nikão voltou a jogar após três meses em recuperação. Pouco adiantou. O Atlético seguiu sem criar. O América pouco atacou, mas teve boas chances nos minutos finais. E fez o gol aos 39 minutos, após escanteio de Danilo e chute de Éder Lima.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 57% de posse de bola, 4 finalizações (1 certa), 81% de precisão nos passes e lançamentos e 2 escanteios. O América-MG somou 12 finalizações (2 certas), 75% nos passes e lançamentos e 5 escanteios. Os dados são do WhoScored.

AMÉRICA-MG 1 x 0 ATLÉTICO-PR
América-MG: João Ricardo; Jonas, Éder Lima, Messias (Makton) e Ernandes; Leandro Guerreiro, Juninho, Matheusinho (Renato Bruno), Tony e Danilo Barcelos; Nixon (Michael). Técnico: Enderson Moreira
Atlético: Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno e Renan Lodi (Nicolas); Otávio, Rossetto (Nikão), Lucas Fernandes (Giovanny), Lucho González e Hernani; André Lima. Técnico: Paulo Autuori
Gol: Eder Lima (39-2º)
Cartões amarelos: nenhum
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
10 – Ernandes chuta de longe. Weverton espalma no canto.
16 – Léo tabela com André Lima e chuta de fora da área. O goleiro segura no centro.
25 – Danilo recebe na ponta, invade a área e cruza rasteiro. A bola passa na pequena área, com perigo.
28 – Bola alta para a área. Hernani ajeita de cabeça para André Lima, que erra a bola.
38 – Lucas Fernandes chuta de longe. A bola vai ao lado.

Segundo tempo
7 – Jonas cruza. Juninho cabeceia perto, ao lado do gol.
9 – Lançamento. Renan Lodi invade a área, mas o goleiro sai bem.
21 – Léo cruza rasteiro. Giovanny tromba com Jonas, cai, não consegue finalizar e pede pênalti. Lance polêmico.
34 – Danilo cruza. Michael, livre, cabeceia para fora e perde gol feito.
38 – Cruzamento rasteiro. Wanderson erra o domínio e a bola sobra para Michael, que chuta ao lado.
39 – Gol do América. Danilo bate escanteio rasteiro. A bola sobra para Éder Lima, que fuzila.
45 – Renato Bruno avança e chuta de fora da área. A bola passa perto.