O conjunto original de 176 emojis criado para a operadora de telefonia móvel japonesa NTT DoCoMo virou parte da coleção do MoMA (Museu de Arte Moderna dos EUA). O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (26) no perfil do Medium do museu.

Desenvolvido sob a supervisão de Shigetaka Kurita e lançado para telefones celulares em 1999, estes ícones de 12 x 12 pixels do projeto são considerados pelo MoMA os pioneiros da tendência que hoje domina os aplicativos de conversas: a expressão de ideias por meio de uma linguagem mais visual.

Na época desses emojis, os celulares ainda eram rudimentares no quesito gráfico, limitando-se a receber mensagens de texto curtas (SMS) e avisos da previsão do tempo.

“Os 176 emojis de Kurita foram imediatamente bem-sucedidos e copiados por empresas rivais no Japão. Doze anos mais tarde, quando um conjunto muito maior foi lançado para o iPhone da Apple, os emojis explodiram em uma nova forma de comunicação digital global”, diz o anúncio do MoMA.

É possível ver que se comparados aos emojis da atualidade, esse primeiro grupo de ícones até hoje é utilizado com as devidas adaptações gráficas. Se você for na galeria do WhatsApp vai ver exemplos semelhantes de sol, raio, celular, numerais, setas e símbolos do baralho, entre outros.

O museu justifica que com o advento do e-mail na década de 1970, o transporte de tom e a emoção tornou-se mais difícil e importante. “Começando na década de 1980, os usuários de computador no Ocidente começaram a compor emoticons para criar rostos simples com pontos pré-existentes –o rosto onipresente emoticon 🙂 é um exemplo”.

“No Japão, o conjunto de caracteres maior necessária em virtude da língua permitiu criar imagens ainda mais complicadas, dando origem aos kaomoji ou imagens com rosto, como o comum shruggy : ¯ _ (?) _ / ¯”, continua o texto.

Febre depois de 2010
Embora bem-sucedidos, os emojis permaneceram como um assunto japonês até 2010, quando foram recriados para a linguagem Unicode. Este desenvolvimento fez com que um usuário no Japão poderia enviar um emoticon a um usuário na França, com a mesma imagem básica representada em ambas as partes da conversa. Hoje gigantes da tecnologia adotam uma biblioteca de emojis em seus sistemas operacionais móveis, como a Google (Android) e a Apple (iOS).