A Polícia Militar acompanha os Oficiais de Justiça na entrega das ordens de reintegração de posse das escolas estaduais ocupadas em Curitiba. Segundo a polícia, a medida é para garantir o cumprimento da medida. Contudo, esclarece que o uso da força policial para o cumprimento das reintegrações só ocorrerão esgotadas todas as formas de diálogo e entendimento, e com a ordem expressa do comando da PM. Leia a nota da PM n íntegra:

“Para a reintegração de posse nos colégios estaduais, a Polícia Militar do Paraná disponibilizará força policial para acompanhar o oficial de justiça no cumprimento da ordem de reintegração de posse, que já está sendo feita. É importante lembrar que todo o processo será pela via da negociação pacifica, sem uso da força policial contra os estudantes.

Em havendo resistência, o uso da força só se dará após esgotadas todas as vias de negociação pacíficas, em cumprimento da ordem judicial, envolvendo todos os atores que têm responsabilidade no processo, considerando a visão sistêmica, a proteção das crianças e adolescentes, conselho tutelar, pais dos alunos, por meio da Associação de Pais e Mestres, e administração escolar. Ainda assim, a força só será usada, mediante resistência, e após determinação expressa do Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná”.