O Atlético enfrenta o Cruzeiro neste sábado (29), às 16h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. A partida é válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time paranaense mira uma vaga na Copa Libertadores e, para isso, vai tentar requentar uma velha arma: o caldeirão.

Desde sua reconstrução em 1999, a Arena tem a fama de um estádio em que a torcida inflama o time. Mas essa fama foi reduzida depois de 2014, quando o estádio foi reaberto após as reformas para a Copa do Mundo. Nos últimos tempos, a diretoria chegou a proibir itens normalmente usados por torcedores, como bateria e faixas. Os torcedores – principalmente os das organizadas – não gostaram.

Para reverter esse quadro, o clube promoverá ações especiais pré-jogo, batizadas de “Aquece Caldeirão”. O estádio vai abrir Às 11 horas e vai até permitir consumo de bebida alcoólica, pelo menos até as 14h30, duas horas antes da partida. Além disso, haverá interação com a torcida, promovida com uma empresa que anima jogos de vôlei. Por fim, a torcida poderá entrar com bandeiras e faixas, desde que sem símbolos de nenhuma organizada. E o setor em que ficava a a bateria da torcida “Os Fanáticos” não terá cadeiras, facilitando a circulação no local. A torcida falou que iria levar a bateria ao estádio.

Atualmente, o Atlético está com 48 pontos, em 7º lugar. O Corinthians, que fecha a zona de classificação para a Libertadores, tem 49. Para entrar no G6, o time paranaense precisa vencer o Cruzeiro e torcer por um tropeço dos paulistas.

Temos que estar no nosso melhor, com foco total, muita atenção e todos muito concentrados, disse o técnico Paulo Autuori, esperando que o reaquecimento do caldeirão ajude o time dentro de campo. Assim, poderemos fazer um bom jogo, como fizemos contra o Coritiba. Um jogo muito consistente e competitivo. Aquele é o nível que eu considero de médio para bom.

Para o duelo contra a equipe mineira, Autuori projeta o retorno do zagueiro Paulo André, que está recuperado de um trauma no olho. O Paulo [André] volta, contou. Sobre o atacante Pablo, que desfalcou a equipe diante do América-MG, Paulo Autuori deixou no ar a possiblidade de escalá-lo. Vamos ver. Se estiver bem, ele joga, disse.

 

Atlético x Cruzeiro

Atlético-PR

Weverton; Léo, Thiago Heleno, Paulo André e Renan Lodi; Otávio, Matheus Rossetto, Lucas Fernandes, Lucho González e Hernani; Pablo. Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro

Rafael; Ezequiel, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Ariel Cabral, Lucas Romero, Rafael Sóbis, De Arrascaeta e Alisson; Ábila. Técnico: Mano Menezes

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba, sábado, às 16h30