O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizará, no dia 17 de novembro, o Seminário Internacional sobre o Uso dos Relatórios de Sustentabilidade e o Acompanhamento da Agenda 2030. O encontro será gratuito e ocorrerá em São Paulo. Serão 100 vagas destinadas ao setor empresarial, sociedade civil, academia e demais interessados.

A programação incluirá discussões sobre como a informação dos relatórios pode impulsionar a governança e fortalecer a transparência do processo. Também haverá debates sobre os indicadores de acompanhamento da Agenda 2030, com foco em identificar sistemas e plataformas capazes de atender à demanda de inovação e comunicação referente aos relatórios.

Lei de uso e ocupação da Ilha do Mel será debatida em audiências públicas
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos marcará audiências públicas com as comunidades da Ilha do Mel para alteração da lei nº 16.037/2009, de Zoneamento e Gestão Ambiental da Ilha. Na revisão que vem sendo feita pela Sema, a principal proposta é implantar um novo modelo de gestão, mais participativo e compartilhado entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Paranaguá. A minuta da proposta de revisão da lei já vem sendo debatida com as comunidades da Ilha. A revisão da Lei atual está em discussão desde 2012.

Ministério mostra prioridades aos municípios
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho reuniu, em Brasília, prefeitos e prefeitos eleitos para apresentar as ações prioritárias, com ênfase aos programas voltados para os recursos hídricos, resíduos sólidos, licenciamento ambiental, proteção de parques e reservas, entre outros.

Na oportunidade, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, o paranaense Ricardo Soavinski, fez um apelo para que os gestores municipais participem dos Comitês de Bacias Hidrográficas em suas regiões, ajudando na solução dos problemas da água de forma integrada. Ele também destacou os esforços do MMA em direcionar recursos para as prefeituras, visando o fim dos lixões, reciclagem, logística reversa e compostagem. Soavinski, que interinamente preside o Instituto Chico Mendes (ICMBio), com a morte recente de seu presidente, Rômulo Mello, falou também sobre a nova gestão dos parques, com ênfase à parceria privada, melhoria da infraestrutura, e abertura às visitações.

Animação mostra como consumir madeira de origem legal
Uma parceria entre o Portal Madeira e Construção e o Programa Madeira é Legal, do WWF-Brasil, pretende ampliar a discussão sobre o uso da madeira legal e certificada

A animação Sustentabilidade no setor madeireiro (https://youtu.be/I9PvNCRqF_k) mostra as mudanças na legislação e na fiscalização que resultaram em um maior controle em questões como desmatamento e conservação do meio ambiente.

O vídeo conta ainda como é possível fazer parte da onda de sustentabilidade desse setor, ao apresentar os passos para comprovar a origem da madeira. Esta é a primeira animação de uma série que está sendo preparada. Veja outros conteúdos do Programa Madeira é Legal no portal: www.madeiraeconstrucao.com.br