O Atlético enfrenta o Flamengo neste domingo (11), às 17 horas, na Arena da Baixada, em Curitiba. Se vencer, o time paranaense coroa o ano de 2016 como um ano perfeito. Afinal, termina a temporada não apenas com uma vaga na Copa Libertadores de 2017´. O ano rendeu um título e a consagração de um jogador na seleção brasileira.

Desde 2009, o Atlético vivia um jejum de títulos. Neste ano, o time foi campeão paranaense em cima do maior rival, o Coritiba. Além disso, um de seus jogadores, o goleiro Weverton, foi convocado para a seleção brasileira. Consagrou-se na Olimpíada, ao defender um pênalti na final contra a Alemanha, o que levou a seleção à medalha de ouro. E ainda ganhou convocações para a seleção principal.

Muitas coisas aconteceram na minha vida, disse o goleiro, nesta sexta-feira (9), no CT do Caju. Ele mesmo considera o ano de 2016 como o melhor de sua carreira. Mas esta conquista que podemos ter no domingo também terá a mesma importância. Poder jogar mais uma Libertadores é algo que ficará marcado.

No Brasileirão, o Atlético tem 56 pontos e está em 5º lugar, à frente de Botafogo (6º, com 56 pontos) e Corinthians (7º, com 55). Os três disputam duas vagas restantes na Copa Libertadores de 2017. Dos três, o Furacão é o único que joga em casa – os cariocas pegam o Grêmio em Porto Alegre e os paulistas enfrentam o Cruzeiro em Belo Horizonte. Para se classificar sem depender dos outros resultados, o Furacão precisa vencer. Um empate serve, desde que aliado a um tropeço de um dos dois concorrentes. Até uma derrota pode levar o Atlético ao torneio, mas aí é preciso que o Botafogo perca ou que o Corinthians não vença.

Nós passamos o campeonato todo dependendo apenas de nós e chegamos ao final dentro disso, o que é bom. E o importante, além de classificar para a Libertadores, é carimbar com um símbolo de qualidade tudo o que fizemos ao longo da temporada, disse o técnico Paulo Autuori, nesta sexta. Estamos muito próximos de atingir o objetivo traçado por nós desde o início, que era chegar entre os quatro ou próximo do G4.

Para o jogo deste domingo, Autuori terá todo o grupo à disposição. O grupo chegou inteiro ao final de uma temporada desgastante em termos de saúde física e mental, falou ele. A única dúvida é na lateral-esquerda, posição em que Sidcley e Nicolas brigam pela vaga.

Flamengo

Ao contrário do Atlético, o Flamengo tem desfalques para a partida deste domingo. O zagueiro Rafael Vaz e o meia Diego, suspensos, não jogam. Já classificado para a fase de grupos da Libertadoores, o time carioca é o segundo colocado, com 70 pontos. Planeja manter essa posição por causa da premiação. Corre risco de cair para 3º se não vencer e o Santos (3º, com 68) derrotar o lanterna América-MG na Vila Belmiro.

 

ATLÉTICO x FLAMENGO

ATLÉTICO

Weverton; Léo, Thiago Heleno, Paulo André e Sidcley (Nicolas); Otávio, Hernani, Lucas Fernandes, Lucho Gonzalez e Pablo; André Lima. Técnico: Paulo Autuori

FLAMENGO

Alex Muralha; Pará, Réver, Juan e Jorge; Márcio Araújo, William Arão, Gabriel, Alan Patrick e Éverton; Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba, domingo, às 17 horas