Pedir aumento de salário sempre foi um ponto delicado, tanto para quem pede quanto para os chefes que recebem este pedido.  E se os tempos são de crise, essa solicitação precisa ser feita com critérios, pois assim como  o empregado,  a empresa pode estar passando com dificuldades financeiras.

A responsável pela qualidade da Nossa Gestão de Pessoas, Thaisa Batista, afirma que tudo é uma questão de tato, do profissional entender o ambiente em que ele está inserido e também saber um pouquinho da situação que a empresa está enfrentando.

“Tudo depende da postura do profissional entender como está o momento do seu local de trabalho. Lógico que a gente, além de ajudar as empresas, também tem que focar nos nossos interesses pessoais, porém tudo é uma questão de medida.” explica Thaisa.

Ela cita alguns fatores que impactam na hora de pedir um aumento. Como exemplo, cita a postura e o relacionamento que o profissional tem com o seu chefe, a situação financeira da empresa e a situação em que este profissional está vivendo.

Thaisa reforça que se o profissional estiver em uma situação muito extrema, é válido tentar fazer um acordo diferente ou um pagamento de algum bônus. Se for uma situação pontual, o ideal é tentar a antecipação de um décimo terceiro, por exemplo.

“Não existe uma regra, é muito particular e de momento da empresa. Por mais que tenha crise e as pessoas estejam precisando de um aumento, todo ano obrigatoriamente tem um dissídio coletivo, um reajuste oficial. Claro que não é tudo aquilo que o trabalhador possa almejar,  mas já dá para negociar.” afirma.

A postura deste profissional dentro da empresa também vai ser fundamental. O engajamento a preocupação em não apenas fazer um bom trabalho influencia. “Se der para esperar dois, três, quatro meses para receber o aumento, o trabalhador deve esperar este tempo. Entender como a empresa está neste momento impacta sim esta decisão” completa Thaisa Batista.


12 DIAS DE COMO PEDIR UM AUMENTO

1 – Não exponha questões pessoais
A dica é justificar o pedido de aumento salarial citando o desempenho pessoal e não problemas pessoais.

2 – Argumente
É preciso justificar o pedido. É importante saber o valor do seu trabalho e também os valores que o mercado têm pago.

3 – Não blefe
Dizer que recebeu uma outra proposta de emprego sem ter realmente recebido não é um bom caminhos. A mentira pode ser facilmente descoberta.

4 – Aguarde o momento certo
Se a empresa estiver passando por uma crise, espere.  Observe também o humor de seu superior.

5 – Resultados
Apresente números ou relatórios que descrevam as suas funções, tanto as que foi contratada, quanto as desempenha e as que poderá vir a realizar. Apresente um tabela de cargos e salários que mostre a média de salário dos profissionais do mercado.

6 – Saiba ouvir
Se o seu superior tiver algo a falar, ouça com atenção, pois provavelmente serão feedbacks a respeito do seu trabalho ou da situação do seu departamento ou da empresa.

7 – Não atropele a hierarquia
Fale com o seu superior imediato, ele tem autoridade para chegar ao alto escalão e solicitar o aumento, utilizando os argumentos que você apresentar.

8 – Não faça comparações
Não exponha seus colegas apontando aqueles que ganham mais ou menos do que você. Foque nos seus objetivos e competências.

9 – Negocie benefícios
Uma saída que pode ser melhor aceita pela empresa, no lugar de pedir aumento de salário, é negociar benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico e vale-refeição.

10 – Mostre suas competências e seu comprometimento
Apresente suas habilidades, as qualificações realizadas e seus planos futuros.

11 – Seja direto
Seja clara e objetiva com seu superior, fale suas reais intenções e expectativas, mostre como pode contribuir e como o aumento significa uma motivação a mais.

12 – Peça prazo para renegociar
Caso receba uma negativa, mantenha a calma e peça um prazo para uma futura negociação e feedback ao seu superior.