A partir da próxima sexta-feira a PRF inicia a Operação Carnaval 2017 em todo o Brasil. De acordo com a corporação, a época de folia é um dos períodos mais críticos do calendário nacional de operações da PRF, pois conta com grande fluxo de veículos nas rodovias federais e o uso abusivo de álcool é uma das principais preocupações do Órgão.
Por conta disso, a fiscalização do consumo de bebidas será intensificada, especialmente em pontos estratégicos que registraram maior incidência de acidentes cuja causa provável foi o consumo de álcool. Desde novembro de 2016, dirigir ob influência de álcool, conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração gravíssima punida com suspensão do direito de dirigir por doze meses e multa de R$ 2.934,70. Em caso de reincidência, a multa passa para R$ 5.869,40. A mesma multa é aplicada ao condutor que se nega à se submeter aos testes.
Além disso, o condutor também pode ser preso em flagrante pelo crime de embriaguez ao volante, conforme previsto no artigo 306 do CTB. Esta situação ocorre quando a medição do etilômetro (conhecido como bafômetro) indica 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
A fiscalização, porém, não se restringirá ao álcool e a PRF também mira outras condutas de risco, como: ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e falta de equipamentos de segurança (capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para crianças).