“Gorillaz sempre foi o projeto no qual eu posso simplesmente fazer o que eu quero e o que eu gosto.”

Damon Albarn, líder do Blur, tem na banda de personagens imaginários, o seu playground. É, desde o fim do Blur e entre outros tantos projetos dele, o local de experimentação para o inglês.

E, seis anos depois do disco The Fall e de uma briga com Jamie Hewlett, responsável pela parte visual do Gorillaz, Albarn está de volta ao seu hábitat.

Na semana passada, a conta do Instagram criada pelo Gorillaz anunciou o nome do novo trabalho da banda formada virtualmente pelos carismáticos 2D (voz), Murdoc Niccals (baixo), Russel Hobbs (bateria) e Noodle (guitarra).

Humanz chegará às lojas em 28 de abril e, ao que parece, será um petardo das mais diferentes formas.

O disco “normal” tem 14 faixas, com participações de Grace Jones, Mavis Staples, Danny Brown, De La Soul, Pusha T, Kali Uchis, Kelela, Benjamin Clementine, Popcaan, D.R.A.M.. Talvez você não conheça alguns desses artistas, mas essa é uma das muitas funções do Gorillaz em sua concepção — é a experimentação cheia de frescor, novos ares, novas vozes.

O tempo longe do Gorillaz encheu Albarn de inspiração. Humanz terá ainda uma versão de luxo e uma super de luxo. Na versão de luxo, serão incluídas cinco faixas extras. Já o pacotão de Humanz super de luxo será em vinil. Será uma bolacha para cada uma das 14 músicas do disco (sim, serão 14 discos!). O lado b de cada vinil trará uma versão alternativa da música do lado.