Há quase 20 anos fazendo testes com automóveis tenho que admitir que ainda me dá um frio quando recebo uma ligação dizendo: Nilton tem um Volvo aí, quer avaliar. Não é apenas por ser apenas por se um carro premium. Mas por com cteza ter novidades tecnológicas principalmente em segurança. Felicidade maior quando disseram que eram dois à Diesel, o VC90 e XC60, uma responsabilidade de estar nesses dias andando em quase R$ 700.000,00.

Hoje vamos avaliar o utilitário esportivo XC60 – o modelo mais vendido da fabricante sueca no País – com a novidade do motor diesel na configuração D5. A robustez do propulsor – de 2,4 litros, turbodiesel e cinco cilindros – é também acompanhada de muita força. São 440 N.m de torque máximo alcançados entre 1.500 e 3.000 rpm. Esse moderno powertrain apresenta outro atributo, que é a economia de combustível, consome 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia. O XC60 diesel está equipado com sistema de tração integral AWD e com transmissão automática Geartronic de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica. Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum. Banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18″ são alguns dos equipamentos de série. O sistema de entretenimento é igualmente completo, contando com display central com tela de 7″ e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes.

O XC60 prima pela segurança de seus ocupantes e oferece de série o City Safety, um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. O modelo é também equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. O XC60 D5 se beneficia da tecnologia de última geração ao disponibilizar o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus Connect, uma solução completa de entretenimento e conectividade, que oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros. O XC60 D5 é vendido na rede de concessionárias da marca no Brasil com os seguintes preços: R$ 219.950 na versão Kinetic e R$ 253.950 na Momentum. Mais detalhes, fotos e ficha técnica em tudoauto.com.br.