A 2ª Vara da Fazenda Pública de Campo Largo (região metropolitana de Curitiba) bloqueou os bens do deputado estadual Alexandre Guimarães (PSD), atendendo a pedido do Ministério Público, que o acusa de ter usado a verba oficial para promoção pessial. De acordo com o MP, Guimarães usou dinheiro público para custear despesas com propaganda em outdoors, inserções em rádios locais, boletins, sites de internet, matérias jornalísticas de circulação local e eventos com equipamentos de mídia e som.
A Justiça também determinou que o deputado se abstenha de realizar publicidade custeada com verbas públicas sob pena de R$ 5 mil para cada ato. Os gastos teriam ocorrido entre janeiro de 2015 a março deste ano e custaram R$ 66.201,31 – valor do bloqueio. Cabe recurso.
No mérito do processo, o MP pediu a condenação do deputado por improbidade. O deputado disse que não teve acesso ao processo e que vai recorrer. Ele alegou ainda que o dinheiro gasto foi usado única e exclusivamente para a divulgação de sua atividade parlamentar, e que todos os valores foram apresentados, aprovados e ressarcidos pela diretoria financeira da Assembleia.