LETÍCIA CASADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Oito subprocuradores-gerais da República são candidatos para suceder o procurador-geral, Rodrigo Janot, que deixa o cargo em 17 de setembro e não concorrerá a um terceiro mandato. Os candidatos são: Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau. Eles vão concorrer a uma das vagas da lista tríplice da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), formada pelos votos dos 1.300 procuradores do país, entre os quais estão integrantes ativos e aposentados do Ministério Público.

A eleição está marcada para a última semana de junho. A lista será encaminhada à Presidência da República, a quem cabe nomear o procurador-geral. O presidente não tem a obrigação de indicar um dos três mais votados. Porém, é o que tem sido feito desde 2003 -a lista começou em 2001 e não tem, no entanto, previsão constitucional.

O mandato do procurador-geral é de dois anos e a Constituição não prevê limite para recondução. Quem for indicado vai passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e pela votação no plenário da Casa, na qual precisa obter aprovação por maioria absoluta dos parlamentares. A ANPR encerrou as inscrições às 18h desta quarta (24). A entidade vai realizar seis debates entre os candidatos. O primeiro está marcado para 29 de maio, em São Paulo, às 13h30.