O fornecimento dos medicamentos atualmente comercializados pelo Programa Farmácia Popular deverá mudar a partir de 1° de junho em Araucária. A Secretaria Municipal de Saúde anuncia que 98% dos medicamentos elencados no programa passarão a ser distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde e os itens não contemplados continuarão a ser comercializados com desconto ou distribuídos nas farmácias privadas da rede Aqui Tem Farmácia Popular. Apenas dois itens serão comercializados nas farmácias privadas sem desconto.

A medida foi tomada porque o Ministério da Saúde não fará mais repasses para o Farmácia Popular, pois tem a intenção de acabar com o programa e a Prefeitura de Araucária decidiu manter a oferta dos medicamentos por conta própria aos usuários do SUS para que a população não seja prejudicada.
No Paraná existem apenas 10 cidades credenciadas ao programa e todas estão em processo de fechamento das unidades da rede própria. Como queremos manter o fornecimento dos medicamentos e o acesso será pelas unidades básicas de saúde, ficará mais fácil adquiri-los. Além disso, os medicamentos não serão vendidos como funcionava na Farmácia Popular, serão dispensados gratuitamente, reforça o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto de Andrade.
Atualmente são 14 farmácias privadas em Araucária atreladas ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular. Dúvidas podem ser esclarecidas com o farmacêutico da unidade de saúde mais próxima de sua casa. A unidade municipal da Farmácia Popular está aberta desde 2005 em Araucária.
O programa Farmácia Popular funciona na cidade por meio de uma parceria da Prefeitura de Araucária com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde. Eram 108 medicamentos disponibilizados aos cidadãos pelo valor de custo, sendo que alguns já eram gratuitos.