SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O banco BTG Pactual anunciou nesta sexta-feira (26) que o sócio Persio Arida vai vender suas ações nos próximos meses, além de renunciar ao cargo no conselho de administração da instituição. Arida foi presidente do Banco Central em 1995, no governo FHC, e um dos idealizadores do Plano Real. Ele deixa a presidência do conselho do BTG Pactual para se dedicar exclusivamente aos seus “interesses intelectuais”, conforme a instituição já havia anunciado em novembro do ano passado.

No fim de 2015, na ocasião da prisão do banqueiro Andre Esteves, que ocupava o posto de presidente-executivo e presidente do conselho de administração do banco, os cargos de Esteves foram redistribuídos. Arida e o sócio John Huw Jenkins assumiram, então, como presidente e vice do conselho do banco, respectivamente.

Ele também ocupou interinamente a presidência do BTG enquanto a instituição contornava a crise na imagem e os saques desencadeados após a prisão de Esteves, em novembro de 2015, quando Esteves teve seu nome envolvido em irregularidades planejadas para conturbar a Operação Lava Jato. Ele foi liberado em dezembro daquele ano.