O veterano ator e comediante Jerry Lewis morreu aos 91 anos nos Estados Unidos, neste domingo (20), de acordo com o jornal “The Washington Post”. Conhecido como “rei da comédia” Morador de Las Vegas há muito tempo, Lewis vinha sofrendo há anos com várias doenças, incluindo ataques cardíacos, problemas pulmonares e dor crônica nas costas. Lewis ficou famoso na década de 1950 como um artista de comédia em clubes noturnos, na televisão e no cinema. Lewis estrelou mais de 45 filmes em uma carreira que abrange cinco décadas. Ele também esteve intimamente associado ao seu telethon anual do Dia do Trabalho para a Associação de Distrofia Muscular, que ele começou a apresentar em 1952. Ele se aposentou do evento em 2011.

Filme proibido de Jerry Lewis pode sair em 2024

Rabugento, Jerry Lewis encantou brasileiros e irritou comunidade gay

Joseph Levitch  nasceu em Newark, em 16 de março de 1926. Foi ator, roteirista, produtor, diretor e cantor e ficou famoso por suas comédias nos palcos, em programas de rádio e TV e no cinema. Fez uma parceria de sucesso com o ator Dean Martin nos anos 50. O primeiro filme da dupla foi “My Friend Irma”, de 1949. Ao todo foram 17 produções, a último delas “Hollywood or Bust”, de 1956. A primeira experiência de Lewis como produtor havia sido em 1949, com o curta “How to Smuggle a Hernia Across the Border”, também escrito por ele. Em 1957, lançou o primeiro longa de sua carreira solo, “The Delicate Delinquent” (1957). Desde então, atuou, dirigiu ou participou de mais 41 filmes. O último foi “Até que a Sorte nos Separe 2” em 2013, quando fez uma participação especial. 

Manteve uma parceria com o diretor Frank Tashlin, que trabalhava com a série de desenhos Looney Tunes, da Warner. Lewis partiu para um novo tipo de comédia nos filmes de Tashlin. Os dois fizeram cinco filmes juntos, incluindo uma participação especial de Lewis em “Li’l Abner” de 1959. Como cantor, lançou o álbum “Just Sings” em 1957, com os hits “Rock-a-Bye Your Baby with a Dixie Melody” e “It All Depends on You”.

Em 1981, lançou “Hardly Working”, em que atuou e dirigiu, um sucesso de bilheterias. Em seguida, fez “The King of Comedy”, dirigido por Martin Scorsese, com Robert DeNiro e Sandra Bernhard. Lewis continuou a fazer filmes na década de 1990, fez participações em “Arizona Dream”, de 1994, e “Funny Bones”, de 1995. Em 2008, Lewis reprisou o personagem Prof. Kelp, em “The Nutty Professor”, em seu primeiro filme de animação CGI. O filme é a sequência do filme de 1963, e tem também no elenco o ator e cantor Drake Bell como o sobrinho de Julius, Harold.  

Em 2000, produziou o remake de seu sucesso de 1963, “The Nutty Professor”. A nova versão teve Eddie Murphy. Depois, produziu a sua sequência, “Nutty Professor II: The Klumps”. 

Lewis também ficou conhecido por seu programa beneficente anual, o Jerry Lewis MDA Telethon, criado para ajudar crianças com distrofia muscular. Lewis ganhou vários prêmios honorários incluindo os do American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice, além de ter duas estrelas na Calçada da Fama. Em 2005, recebeu o Governors Award da Academia de Artes e Ciências Televisivas.

Em fevereiro de 2009, Lewis recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas o Jean Hersholt Humanitarian Award, o Oscar Humanitário. Lewis também foi creditado como inventor do vídeo assist system, com o objetivo de ter mais visibilidade como ator e diretor ao mesmo tempo durante uma gravação de um filme (algumas pessoas ainda duvidam disso até hoje).[2] Lewis também fez parceria com o cantor e ator Dean Martin em 1946, formando a dupla Martin e Lewis. Além de terem feito sucesso em casas de shows, a dupla também emplacou fazendo filmes para a Paramount. Os dois se separaram dez anos depois.