Nos dias 16 e 17 de setembro Piraquara vai realizar o 1º Encontro da Montanha. Promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o evento vai celebrar os 54 anos da Conquista do Morro do Canal com palestras, atividades socioambientais, shows e a subida guiada da montanha que é um dos símbolos do município e berço do montanhismo de Curitiba e região.

O evento é gratuito e aberto para o público em geral, praticantes de montanhismo e adeptos de atividades ligadas à natureza e trilhas. A programação terá início no sábado (16) com as palestras, no Teatro Heloína Ribeiro de Souza, do montanhista, Henrique Paulo Schmidlin (Vitamina) sobre a “Conquista do Morro Canal e fatos históricos”. Seguida da apresentação da Diretora Ambiental do COP, Bibi Martins, sobre o “Mínimo impacto em ambientes naturais”.

Durante a tarde o palestrante José Lorenzato vai falar sobre a História do Montanhismo. E encerrando a parte teórica, o Tenente do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), Luiz Henrique Vojciechovski, vai abordar a segurança com a palestra Busca e salvamento em ambiente de montanha. Para finalizar a programação do sábado, as bandas In The Rosemary Dreams e Darko se apresentarão no anfiteatro do Parque das Águas.

Subida guiada no domingo

Já o domingo ficou reservado para a parte prática. Para celebrar os 54 anos da Conquista do Morro do Canal e o Dia da Montanha Limpa vai ocorrer a subida guiada da montanha. A concentração será no estacionamento da Prefeitura de Piraquara, às 8h, com destino ao Morro do Canal. Haverá transporte até lá para os participantes que realizarem inscrições previamente por meio dos telefones 3590-3600 ou 99835-1512.