O Conselho de Segurança do Bom Retiro (Conseg Bom Retiro) manifestou nesta quinta-feira (19) apoio à criação de um parque no Bom Retiro, onde ficava o antigo hospital psiquiátrico Bom Retiro. O terreno, de 60 mil metros quadrados, localizado na rua Nilo Peçanha, ainda abriga um bosque. Mas pode dar lugar a um hipermercado.

O hospital foi demolido anos atrás e o espaço está desativado desde 2006. Contudo, houve o licenciamento para a construção de um hipermercado Angeloni no local. Há duas semanas, centenas de pessoas foram ao local promover uma manifestação em prol do parque. A manifestação foi organizada em uma rede social, numa página chamada A Causa mais Bonita da Cidade. Ao apoiar a causa, o Conseg manifestou contrariedade à construção do hipermercado, por ser impeditivo à criação do parque.

Veja a íntegra do comunicado do Conseg Bom Retiro:

O Conselho Comunitário de Segurança do Bom Retiro (Conseg Bom Retiro), neste ato representado por seu presidente Roberto Dalitz, informa que, em assembleia extraordinária realizada no salão paroquial da Igreja Santa Maria Goretti (Rua Cel. João Guilherme Guimarães, 2000, Bom Retiro) às 19h30, ocorreu deliberação que aprovou, por unanimidade, a presente declaração de apoio público ao movimento cívico e comunitário A Causa Mais Bonita da Cidade, com o objetivo de ver criado, na capital paranaense e no bairro Bom Retiro, pela Prefeitura de Curitiba, o parque Bom Retiro (rua Nilo Peçanha, 1552) na totalidade dos imóveis de indicação fiscal n. 51015063 e n. 51015062 (aproximadamente 60 mil metros quadrados), suspendendo-se e cancelando-se o processo de licenciamento de hipermercado no local, por ser impeditivo à criação do parque. Por ser estar a expressão da deliberação deste CONSEG (fruto de assembleia convocada especificamente para este fim), firmamos a presente declaração de apoio, a qual vai vistada pelos demais presentes.