Quem estiver acordado pouco antes do nascer do sol desta segunda-feira (13), vai ver um cenário no céu só possível daqui 22 anos. É que, neste momento, Vênus e Júpiter, os planetas ‘mais luminosos’ na visibilidade da Terra nesta época do ano, estarão ocupando praticamente o mesmo espaço aos nossos olhos.

Isso acontece por vários fatores – o sobe e desce dos planetas conforme seus movimentos no céu – mas nesta segunda-feira vai coincidir dos dois planetas estarem no céu como se de mãos dadas. Claro que é apenas o efeito no céu na visão da Terra. Na verdade Vênus estará a mais de 240 milhões de quilômetros da Terra, e Júpiter a 956 milhões de quilômetros.

De qualquer forma, nas cidades com céu limpo, o espetáculo promete, já que depois da Lua, o encontro celeste de Vênus e Júpiter será o corpo mais luminoso no horizonte da madrugada.

Para se localizar bem, preste atenção bem na linha do horizonte, lá acontece o encontro dos dois planetas. Um pouco acima estará Marte, um pouco menos luminoso, e mais acima a lua.

Esse é um encontro raro. A próxima vez que Vênus e Júpiter se encontrarão tão perto um do outro pela vista dos terráqueos será em 2 de novembro de 2039, daqui 22 anos.