Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) participaram, nesta quarta-feira (21/2), de capacitação para ampliar a qualidade do atendimento ofertado à população em situação de rua em Curitiba. Aproximadamente 120 pessoas integraram a primeira turma do treinamento, que reúne educadores sociais, coordenadores de serviços e unidades, como abordagem social; abrigos, casas de passagem e repúblicas; central de vagas; além de supervisores, diretores e funcionários administrativos.

Temos essa capacitação como um momento de troca de informações e compartilhamento de experiências, buscando sensibilizar os servidores para a importância da qualificação do trabalho voltado à pessoa em situação de rua, que é uma das prioridades do prefeito Rafael Greca, explicou o superintendente da FAS, Luciano Martins.

Durante a capacitação, no Auditório de Orgânicos do Mercado Municipal, os servidores receberam também informações sobre o reordenamento dos serviços da FAS voltados a esse público, apresentando a nova estrutura da rede de atendimento, que vem sendo definida desde o ano passado.

Eles puderam assistir, ainda, à palestra do psicólogo Célio Luiz Pinheiro, que falou sobre a importância da escuta qualificada, do processo de acolhida da pessoa em situação de rua, do fortalecimento da identidade dessa pessoa e do estabelecimento de vínculos.

A diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, disse que a mesma capacitação será ofertada para uma nova turma, na próxima quarta-feira (28/2).

Esperamos sensibilizar os servidores para a qualificação do trabalho, além de motivá-los ainda mais para acolher a pessoa em situação de rua com respeito, ética e dignidade, fortalecendo e reconhecendo a sua identidade e o contexto sociocultural de sua história de vida, despertando suas potencialidades e ajudando-a no processo de saída das ruas, explicou.