A cada dois minutos, uma pessoa precisa de sangue no Brasil: o problema é que apenas seis em cada dez indivíduos no país são voluntários e fazem doações com frequência. Os outros quatro só realizam a ação espontaneamente quando um amigo próximo ou familiar necessita de uma transfusão. Para reverter esse quadro, aproximando doadores dos hemocentros, foi criado em 2017 o aplicativo Time do Sangue.

O app do bem para smartphones, gratuito e disponível nas plataformas IOS e Android, agiliza o processo de doação de sangue, fazendo com que as pessoas salvem, no mínimo, quatro vidas com apenas um clique. A tecnologia descomplica o processo, permitindo que todas as etapas da doação de sangue sejam realizadas de forma rápida e eficiente.

Por meio do celular, qualquer pessoa pode agendar a doação via aplicativo – sem filas e sem burocracia. Depois de preencher um cadastro simples, o usuário passa a fazer parte de uma rede unificada: com a geolocalização, o sistema consegue acionar o doador mais próximo sempre que alguém precisa de sangue. E com a agilidade necessária para resguardar vidas.

O Time do Sangue permite, ainda, que o voluntário carregue laudos de exames e documentos pessoais, com segurança e sigilo absoluto. Desta forma, o doador pode acessar seu histórico médico sempre que precisar. Além da economia de tempo, o aplicativo também envia informações e lembretes para futuras contribuições.

Para os hemocentros, o Time do Sangue garante o aumento geográfico das doações, com expansão a nível nacional, já que permite a melhor organização dos agendamentos. Desta forma, há redução das desistências graças ao atendimento rápido e qualidade no serviço prestado. Com as doações regulares, os hemocentros otimizam o aproveitamento dos componentes do sangue e medula, ampliando a oferta a quem realmente necessita de sangue.


Bizarrices

Cocaína para crianças?
Isso mesmo. Há 100 anos, essa substância não era considerada perigosa e, ao contrário, podia ser obtida em qualquer farmácia. A cocaína era recomendada inclusive às crianças como sonífero. Também era usada para curar a tosse e aliviar a dor de dente. E, como qualquer outro medicamento, havia muita propaganda de remédios em gotas e xaropes feitos de cocaína.