Parreiras implantou coqueiros no
Noroeste

Coco no Noroeste
Graças ao entusiasmo e a todo o trabalho de um idealista, Parreiras Rodrigues, morador de Santa Isabel do Ivaí, o cultivo de coco está sendo uma boa alternativa de renda para produtores do Noroeste do Paraná. Parreiras diz que, na verdade, não “inventou” a cocoicultura na região. “Simplesmente eu esparramei por aí que o plantio poderia se constituir numa fonte de renda, aliado à vantagem do reflorestamento de uma região que estava em estágio de pré-desertificação”, diz ele. Parreiras fundou a Asparcoco – Associação Paranaense dos Produtores de Coco – e idealizou o Centro de Pesquisa do Coco “Jornalista Jota Oliveira” junto ao campus da Uem – Universidade Estadual de Maringá em Diamante do Norte. No Noroeste, um hectare com 200 pés de cocos pode gerar cerca de mil frutos por mês e segundo dados do Deral/Seab, são comercializados cerca de um milhão de frutos por ano no Paraná.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Logística 2008-10-13
Vai acontecer em Joinville de 21 a 24 outubro a Logística 2008, 2ª Feira e Congresso de Logística e Movimentação de Carga, tendo por local o Centreventos. Como eventos paralelos, haverá ali o Logistec – Congresso de Logística e Tecnologia Empresarial, Workshops de Logística, Export Logistics- Ciclo de Palestras de Logística de E xportação.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

No HSBC
A Perto, empresa nacional da área de automação bancária e comercial, acaba de instalar 15.400 Pertoprinter Autenticadora (impressoras com autenticador) em frente de caixas do HSBC. O projeto foi pioneiro, tendo sido o primeiro banco a migrar da tecnologia matricial para máquinas térmicas. O aumento da produtividade, eficiência e redução de filas já foi sentido. A Pertoprinter Autenticadora é 15 vezes mais rápida do que a matricial, sendo que a autenticação a jato de tinta não gera ruídos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Lavexmil subindo os Andes

Do Paraná para a Bolívia
A Lavexmil, indústria sediada em São José dos Pinhais e especializada em máquinas, equipamentos e projetos customizados para lavanderias industriais, está ingressando no mercado da Bolívia. Através da Importadora Maelco, o primeiro projeto de lavanderia industrial elaborado pela empresa paranaense foi entregue na cidade de Sucre. Trata-se de uma Unidade Hospitalar, contando com uma lavadora de 50 k, uma centrífuga de 50 k, uma calandra de 2000 mm e uma banca a vácuo de 2 X 1.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


O Firebrand, especial para narguiles

Do Paraná, carvão para narguile
A Cepevil, empresa do Grupo Empal, de Curitiba, fabricante e detentora da marca Carvonet, desenvolveu o Firebrand, primeiro carvão para narguile fabricado no Brasil, unindo qualidade ao preço competitivo. O Firebrand não possui cheiro e não produz fumaça, além de ter longa duração e acendimento rápido.

 

 

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


Dois tipos de válvulas da Magofe


Válvulas redutoras

Em Balneário Camboriu há três anos a Magofe do Brasil (empresa fundada há 54 anos no Rio de Janeiro) fabrica válvulas redutoras automáticas. Elas têm a vantagem de não ter semelhança com as válvulas convencionais de mercado e, por isso, dispensam na sua montagem mão de obra especializada. As válvulas Magofe são flangeadas e vêm totalmente dimensionadas e reguladas para utilização, além de gerarem economia na sua montagem, pois dispensam conectores e uniões, usadas na instalação de válvulas convencionais.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
VICTOR GREIN NETO
victorjornal @yahoo.com.br