Comida in natura para pets

17 novembro, 2017 às 16:13  |  por Fabiana Ferreira

IMG_6186

 

Minha surpresa depois de oito anos foi saber que na ração da minha poodle havia produto transgênico. Nas marcas mais conceituadas é comum o uso de alimentos geneticamente modificados. As rações, em geral, são indicadas pelos veterinários como alimentação completa para a nutrição de filhotes a idosos, contribuindo inclusive para o aumento da longevidade de cães e gatos.

Na contramão dessa tendência alguns tutores têm apostado em uma alimentação natural no lugar da industrializada. A comida natural ganha adeptos como é o caso da família da mestiça Princesa (foto).

O médico veterinário Eduardo Jabour Antonini apostou neste mercado e conta um pouco sobre o produto da empresa Piatto Pet que tem o objetivo de proporcionar mais saúde, qualidade de vida e longevidade para os animais.

- Quais os benefícios em oferecer alimentação natural aos animais? Pelagem mais bonita, facilidade na manutenção do peso ideal, mais qualidade de vida para os animais, mais disposição, fezes menores, mais sequinhas e com menos odor. Uma alimentação equilibrada com hábitos saudáveis criam condições para manter o corpo saudável.

- Quais são as contraindicações desse tipo de alimentação?

Não existem contraindicações quando ela é preparada com critérios e recomendações corretas utilizando nutrientes adequados para cada tipo de animal e/ou prevenção e tratamentos de cada doença.

- Qual os principais prejuízos das rações industrializadas? 

Em geral, têm proteínas de baixa qualidade, excesso de carboidratos, utilização de transgênicos, conservantes químicos, sabores e cores artificiais e óleos de baixa qualidade. Várias doenças são causadas por esse tipo de alimentação, processos inflamatórios crônicos, entre elas: obesidade, alergias, problemas de pele, má formação anatômica, doenças ortopédicas e urológicas, doenças do aparelho digestivo, infecções crônicas dos olhos e ouvidos e doenças degenerativas.

- O custo benefício entre a ração industrializada e natural, vale a pena?

Apesar do custo da alimentação natural ser mais caro, o animal tem uma vida muito mais saudável porque diretamente terá um gasto muito menor com assistência medica veterinária.

IMG_6690

Sobre a Piatto Pet:

- Há quanto tempo existe a empresa? Quais bairros/cidades são atendidos?

Trabalhamos com o fornecimento de Alimentação Natural Pet faz um ano e meio, porém faz seis meses que expandimos nossas operações para toda a grande Curitiba.

- Como está a aceitação do público em Curitiba? Quantos clientes a empresa já possui? Qual o perfil do público?

A Piatto Pet hoje conta com clientes espalhados por toda cidade. A Aceitação costuma ser bem maior nas famílias de cães de menor porte, pois na Alimentação Natural, a quantidade de alimento oferecido é bem maior do que a de ração. Como os alimentos são frescos e não desidratados, somente de água costumam ter até 70% a mais no que nas industrializadas, então para cães de porte acima de 20kg, além do valor exigir um pouco mais do orçamento ainda temos a questão de espaço para a armazenagem. Como não trabalhamos com conservantes, o alimento deve ser mantido refrigerado.

Entre os bichanos que já são clientes da Piatto Pet a aceitação é de 100%, trabalhamos com 14 receitas diferentes então nossos peludos repetem a mesma receita apenas uma vez no mês. Até hoje ainda não tivemos nenhum caso de rejeição, até os mais exigentes aprovam.

 - Como é a preparação e entrega da comida?

Após o pedido da alimentação solicitamos normalmente um prazo de dois dias úteis para o preparo. Como trabalhamos com alimentos frescos, fazemos nossas compras diariamente e sob demanda, da mesma forma funciona o preparo dos alimentos, são feitos no dia anterior a entrega ou mesmo no mesmo dia, dependendo dos horários previamente agendado com os nosso clientes para o delivery.

No preparo, evitamos formas de cocção rápida, como a panela de pressão por exemplo, alguns vegetais fazemos apenas no vapor, tudo sempre com a preocupação de manter a maior quantidade de nutrientes possível.

Na hora de embalar os alimentos, cada refeição é feita uma a uma, sobre a balança para termos certeza que cada um dos nossos clientes esta recebendo as porcentagens corretas que precisam de proteínas, carboidratos, vegetais e vísceras para ficarem sempre saudáveis.

A entrega hoje é feita apenas no sistema de delivery, o cliente tem a opção de uma entrega, já com as 60 refeições do mês (duas por dia), quinzenal ou ainda semanal. Aqui sempre orientamos a verificar o espaço para armazenagem, já que como citado anteriormente, tem que ficar refrigerado. Trabalhamos com embalagens empilháveis para ajudar a poupar espaço.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>