Reconhecida como uma especialista no setor automotivo, a Transportadora Sulista trabalha desde 2012 na diversificação de suas atividades em outros segmentos, como alimentício, embalagens e metal mecânico.

Agora a transportadora passa a operar também no setor madeireiro. O desafio é conciliar o renomado trabalho com o transporte automotivo com as novas propostas. “Rodar a operação de forma a gerar sinergia entre as cargas automotivas e outros segmentos não é tarefa fácil”, explica a diretora executiva da empresa Josana Teruchkin. Para conquistar novos ramos é necessário ter maturidade e realizar transformações na estrutura.

Confira uma entrevista especial, conduzida em parceria com a jornalista Renata Rosa, com o presidente do Grupo Sulista, Alfredo Meister, que fala da novidade e do desempenho da companhia nos últimos anos. “Estamos com projeto aprovado para a construção de nossa nova sede com 10.000 m2 de área para armazenagem que faremos em São José dos Pinhais. O valor do investimento é de R$ 10 milhões.” Confira:

 

People S/A – Faça uma breve apresentação da Sulista até hoje. Como começou, sua trajetória e o momento atual

Meister – Minha atividade iniciou-se há mais de 30 anos. Transportei cimento, grãos até chegar no segmento malas postais com o atendimento do Correio Brasileiro. Em 1995, como forma de diversificar atividades, a Sulista comprou a Total Linhas aéreas.

No ano 2000, com a vinda da indústria automotiva para o Paraná, resolvemos diversificar e explorar este segmento no qual estamos até hoje, e onde nos tornamos especialistas.

Hoje atravessamos um novo momento. Mais uma vez iniciamos a exploração de novos segmentos como o setor madeireiro, químicos, metal mecânico. Ao mesmo tempo estamos ampliando nossos serviços com a entrada no segmento de armazenagem / logística.

Mais do que nunca o momento nos exige cautela e muita atenção no controle operacional e ajuste fino nos custos. Por outro lado nos sentimos preparados e nossa longa experiência diz que esta crise faz parte de mais um ciclo e que em algum momento (acredito que em um ano) o mercado reagirá. Nessa hora com certeza estaremos estruturados para as novas oportunidades.

People S/A – Quais os investimentos previstos pela empresa: em valores e em que?

Meister – Estamos com projeto aprovado para a construção de nossa nova sede com 10.000 m2 de área para armazenagem que faremos em São José dos Pinhais. O valor do investimento é de R$ 10 milhões.

People S/A – Quais as metas da empresa para este ano?

Meister – Aumento de receita em 10% com relação ao ano passado, sendo que 5% deve se originar em novos clientes. Meta de diversificação: 30% da receita em novos segmentos.

People S/A – Quais os diferenciais da empresa no mercado?

Meister – O principal diferencial da Sulista no mercado, comprovado por nossas pesquisas de satisfação de clientes, é o atendimento diferenciado. Temos uma equipe comercial focada única e exclusivamente ao atendimento de nossos clientes. Se envolvem e estão de olho na programação, embarques emergenciais, novos negócios. Atuamos de forma transparente fomentando uma parceria saudável, duradoura.

People S/A – Como surgiu a ideia e o projeto de diversificar a carga transportada?

Meister – Em nosso planejamento estratégico identificamos necessidade de diversificar, não ficando, 100% direcionado a um único segmento, o automotivo. É claro que o projeto de diversificação se tornou ainda mais importante neste momento onde vivemos crise muito importante no segmento automotivo.

People S/A – Quais setores a Sulista trabalha hoje?

Meister – Automotivo, metal mecânico, madeireiro, embalagens, alimentício.

People S/A – A ideia é continuar a crescer em outros segmentos? Ou essa é uma definição temporária enquanto o mercado automotivo está em crise?

Meister – Vamos seguir crescendo em novos segmentos, independente da recuperação futura do mercado automotivo.

People S/A – O que o mercado automotivo ensinou pra Sulista e hoje é usado em outros segmentos?

Meister – O segmento automotivo é reconhecido por sua excelência e inovação logística. Ao operar neste segmento altamente exigente aprendemos que agilidade e veracidade das informações, velocidade na tomada de decisão, são alguns aspectos fundamentais para esta indústria.

Ter uma equipe 24 horas de plantão para atendimento é algo que diferencia nosso atendimento. Estamos prontos para atender a qualquer hora e isto é bastante apreciado pelas indústrias do setor.

Cargas críticas, fretes emergenciais, pontualidade na entrega, agilidade e velocidade nas informações. Tudo isto, quando apresentado a outros segmentos, faz muita diferença.

People S/A – Qual o faturamento da Sulista/ano? E quanto os outros setores representam nesse montante?

Meister – O Grupo Sulista (Total Linhas Aéreas e Transportadora Sulista) fatura cerca de R$ 200 milhões / ano. O rodoviário representa R$ 65 milhões e 28% desse faturamento se origina em outros setores que não o automotivo.

People S/A – Como a Sulista foi recebida em outros setores?

Meister – Muito bem recebida. Conseguimos fechar vários negócios onde os clientes valorizam muito nosso nível de atendimento. Informações rápidas e precisas é o grande diferencial.

People S/A – Qual sua avaliação no momento logístico atual? No que diz respeito à economia e previsão de crescimento e faturamento?

Meister – Conforme já falado anteriormente o momento é ruim para todos os segmentos e a logística é um reflexo direto da economia. Mas com a exploração de novos segmentos de atuação estamos otimistas em manter nosso plano anual de crescimento de receita na ordem de 10% com relação a 2014.