A Polícia Civil, pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), e a Polícia Militar, por meio da Agência de Inteligência e batalhões do 6º Comando Regional (6º CRPM), deflagraram a Operação Banzeiro na madrugada dessa quinta-feira (4), em toda a faixa litorânea do Estado. Foram presas 36 pessoas que encabeçavam o tráfico de drogas na região. A apresentação dos resultados aconteceu no fim da manhã, na 1ª Subdivisão da Polícia Civil, município de Paranaguá. A ação é uma prévia da Operação Verão Paraná 2014/2015, na qual os policiais militares e civis fizeram investigações durante três meses para localizar os suspeitos e depois solicitaram os mandados à Justiça.

Dentre os materiais apreendidos estão um colete balístico, um pé de maconha in natura, drogas e armas de fogo. Foram cumpridos 35 mandados durante as ações policiais. Após as diligências, todo o material apreendido e os detidos foram encaminhados até a delegacia onde foram apresentados e, depois, encaminhados para os procedimentos cabíveis.

“Essa quadrilha passou a ser acompanhada pelas equipes do Serviço Reservado do 6º CRPM, juntamente com o 9º BPM e a Polícia Civil, que monitoraram os integrantes do grupo para que o cumprimento de mandados fosse realizado. A operação ainda está em andamento e mais pessoas podem ser presas”, conta o comandante da 1ª Companhia do 9º BPM, capitão Nelson Gonçalves.

O delegado titular da Denarc, Miguel Stadler, destacou a importância do trabalho integrado entre os policiais militares e os grupos especializados da Polícia Civil, que resultou em mais uma quadrilha retirada das ruas. “A integração entre as forças de segurança foi fundamental para o desmantelamento dessa quadrilha. Por meio desse trabalho conjunto, conseguimos levantar informações dos suspeitos para que pudéssemos solicitar ao Poder Judiciário a emissão dos mandados de busca e de prisão”, completou.

Mais de 200 policiais militares e civis participaram da operação, entre equipes do Serviço Reservado do 6º CRPM, do 9º BPM, da Força Especial de Repressão Antitóxico (Fera), do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), da Divisão de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), da Divisão de Polícia Especializada (DPE), da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá (1ª SDP).

“Nós tínhamos a referência de alguns traficantes chefes do tráfico e focamos neles, que ramificavam a droga, distribuindo para várias biqueiras do litoral. Prendendo eles, não combatemos somente o tráfico de drogas, mas também outros delitos paralelos, que são roubos e homicídios vinculados ao tráfico de drogas”, explica o delegado-titular do Núcleo Metropolitano da Divisão Estadual de Narcóticos, Cassio André Dias da Conceição.

Veja o vídeo de como foi a ação da Força Especial de Repressão Antitóxico (FERA):