centro-civico-620x412 Foto: Valquir Aureliano

O Ministério Público Estadual já ouvir os depoimentos de 294 pessoas sobre o confronto entre policiais e manifestantes, no Centro Cívico, no último dia 29, durante a votação pela Assembleia Legislativa das mudanças no plano de aposentadoria dos servidores públicos, que terminou com mais de 200 feridos. Desses, 187 foram gravadas em áudio e vídeo, totalizando mais de 50 horas de gravação. Além de vítimas e testemunhas, foram ouvidas as seguintes autoridades militares: comandante-geral da Polícia Militar, subcomandante-geral da Polícia Militar, coordenador da operação militar “Centro Cívico”, comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), comandante e subcomandantes do 1º Comando Regional do Paraná;

Dos 204 laudos de exames de lesões corporais requisitados, 132 já foram concluídos. Destes, dez necessitam de exame complementar para confirmar a gravidade das lesões. Foram obtidos 285 e-mails contendo fotos, vídeos, documentos e relatos, encaminhados pela sociedade civil, para auxiliar na reconstrução dos fatos objeto de investigação.

Dezenas de fotos e vídeos foram encaminhados por órgãos de imprensa e por setores de vigilância e monitoramento da prefeitura municipal como Guarda Municipal e Urbs. Foram prestadas informações técnicas pelo Comando da Polícia Militar que, em 20 de maio enviou detalhamento do planejamento e execução da operação militar denominada “Centro Cívico”, desde sua gênese até os fatos ocorridos no dia 29.

Segundo o MPE, até agora não foram apresentadas as informações requisitadas ao governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública – quer pelo atual, quer pelo anterior secretário, Fernando Francischini – o que segundo o órgão é uma omissão “passível de caracterizar afronta ao contido na Lei 7.347/85”, mas que não tem efeito no sentido de paralisar os trabalhos de investigação ou impedir os seus encaminhamentos jurídicos. Os procuradores e promotores responsáveis também encaminharam, ontem, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos – que também apura os episódios – detalhado e documentado relatório sobre as investigações do MPE.

Ao todo, o Ministério Público reuniu material informativo num total de 18 volumes, com 3.600 páginas, e esper concluir, nos próximos em um mês a análise de todo o conteúdo reunido – entre centenas de depoimentos, laudos, documentos, informações técnicas).