Para quem pensa que a Educar/Educador, maior evento de educação da América Latina, que ocorreu na semana passada, em São Paulo, só foi destaque com seus temas ligado à tecnologia,  precisa saber o sucesso que foi o estande do SuperCérebro, que atraiu curiosos e a imprensa nacional.

Em reportagem no Bom Dia Brasil, a repórter Michele Barros mostrou que não é só de tecnologia que vive a educação. Após mostrar várias tendências educacionais como os tablets, as telas em 3D, as lousas digitais, entre outras, a reportagem destacou os métodos eficientes de desenvolvimento cognitivo, que combina o ensino do Soroban (ábaco japonês), da Matemática e da Interpretação de Texto com o uso de jogos educativos exclusivos e desafios de lógica no processo de ensino-aprendizagem.

A professora Yoneko Mizuma, consultora pedagógica do SuperCérebro e que na década de 80 foi uma das precursoras do ensino do Soroban no Brasil, é a treinadora dos campões brasileiros em Soroban, como as paulistas Larissa Maki e Jéssica Hashioka, que participam da feira. Larissa é campeã brasileira de cálculo mental e Jéssica é campeã de ditado. “Nesses dias de Educar, realizamos mais de 150 demonstrações por dia, uma atrás da outra, e a reação das pessoas é sempre a mesma com o desempenho das meninas que já praticam o Soroban há muitos anos”, destaca Lamas.

Segundo o diretor do SuperCérebro, a curiosidade é o que faz as pessoas pararem para saber o que um ábaco diferente está fazendo numa feira educacional que tem foco em tecnologia. Quando conhecem o Soroban e veem os resultados do seu aprendizado no desempenho dos alunos, os professores e gestores escolares começam a desejar isso para melhorar o desempenho dos seus alunos.

Para saber mais sobre o SuperCérebro acesse o site www.supercerebro.com.br.