Campanha pretende envolver a sociedade alertando para a importância da espécie-símbolo da Floresta com Araucárias e que já esteve extinta da natureza durante 20 anos

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Usuários do Facebook poderão escolher o nome que será dado a um (Amazona vinacea). Essa é a ideia da campanha da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para envolver a população na conservação dessa espécie emblemática da Floresta com Araucárias, ecossistema típico do Sul do país e que possui menos de 3% de sua cobertura original. As opções de nomes são Juca Raucária, Rouxo, Zé Araucárius, Roxito e Vináceo e os interessados já podem votar. A escolha do nome acontecerá no dia 26/10.

Essa ação faz parte do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias (SC), realizado pelo Instituto Espaço Silvestre, com apoio da Fundação Grupo Boticário – instituição que possui diversas ações relacionadas à proteção da Floresta com Araucárias. Segundo Vanessa Kanaan, responsável pela pesquisa, esses animais são resgatados do tráfico e por isso precisam ser reabilitados. Após estarem fortalecidos, os indivíduos são reintroduzidos no parque. “Essa espécie já esteve extinta na natureza durante 20 anos e estamos trabalhando para que isso não volte a acontecer”, explica Vanessa.

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De acordo com Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, a ideia de fazer uma campanha para escolher o nome de um dos animais reintroduzidos é aproximar a conservação da biodiversidade brasileira das pessoas. “O papagaio-de-peito-roxo, assim como outras espécies, tem o poder de sensibilizar pela beleza, incentivando as pessoas a se mobilizarem em protegê-las e é essa a mensagem que queremos transmitir”, destaca Malu.

“Considerado mundialmente ameaçado, com população estimada em cerca de 3.000 indivíduos na natureza [número considerado baixo para aves], a espécie, bem como o seu habitat, precisam de ações urgentes de proteção”, comenta Malu.

Os participantes podem escolher o nome favorito acessando a página do Facebook da Fundação Grupo Boticário (www.facebook.com/fundacaogrupoboticario) e comentar no post da campanha.