Divulgação/Coritiba – Coritiba 0x2 Ceará: derrota no Couto Pereira

O Coritiba perdeu por 2 a 0 para o Ceará, no Couto Pereira, na tarde dessa sexta-feira (23), pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Com o resultado, o time paranaense ficou em último lugar do Grupo B, com 4 pontos em 6 jogos. A equipe cearense está em segundo lugar do Grupo A e, na edição de 2020, conquistou o título da competição.

O Coxa tem mais dois jogos para tentar a classificação para a próxima fase. O próximo também é em casa, contra o Vitória, quinta-feira (29), às 15h. Depois, a equipe pega a Ponte Preta, fora. O time paranaense precisa vencer os dois jogos e torcer por uma combinação de resultados.

REGULAMENTO
A competição é destinada os times sub-23, mas cada equipe pode escalar quatro jogadores acima de 23 anos (um goleiro e três ‘na linha’).

Na primeira fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. O Coritiba está no B, ao lado de Avaí, Fortaleza, CRB, Fluminense, Bahia, Santos e Bragantino. O grupo A tem Ceará, Corinthians, Grêmio, Vitória, Juventude, Figueirense, Cuiabá e Ponte Preta. Os clubes do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B e estarão classificados para a fase seguinte os quatro primeiros colocados de cada grupo. Na 2ª fase, os oito clubes classificados são divididos em dois grupos (C e D) e jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta.

ESCALAÇÃO
Comandado pelo técnico Alan Ribeiro, o Coritiba jogou com Marcão, Diogo Batista, Thalisson Gabriel, Marcio Silva, Maicky e Angelo (Gabriel F.); Ruan Lucas (Robinho), Bernardo, Luizão (Guilherme Sales), Biel e Kaio Lima.

CAMPANHA
1ª rodada, Coritiba 3×0 Juventude
2ª rodada, Grêmio 3×1 Coritiba
3ª rodada, Corinthians 3×1 Coritiba
4ª rodada, Coritiba 0x0 Cuiabá
5ª rodada, Figueirense 3×2 Coritiba
6ª rodada, Coritiba 0x2 Ceará

O JOGO
O primeiro tempo foi de poucas chances de gol para os dois lados. Luizão, aos 19’, quase marcou, ficando de cara com o goleiro, que defendeu. Pouco depois foi a vez de Angelo arricar, bem no canto, quando lançado na área.

Aos 27’, pênalti para o Ceará. Foi aí que a estrela do goleiro Marcão brilhou, defendendo a cobrança e impedindo que o time visitante abrisse o placar.

Marcão fez mais uma bela defesa, aos 41′, quando a equipe cearense chegou da direita e finalizou de dentro da pequena área.

Logo no início do 2º tempo, o Coxa teve chance com o zagueiro Thalisson, que cabeceou, mas a bola passou pelo lado. Aos cinco, porém, o Ceará abriu o placar.

O Coxa seguia buscando o seu espaço, correndo atrás do prejuízo. Ruan Lucas teve chance quando chegou pela direita e cruzou para a defesa do goleiro.

Aos 28’, o Diogo Batista mandou de dentro da área, mas foi por cima do gol. O segundo gol do Ceará veio aos 33’. O Coxa cresceu nos minutos finais, chegando mais na área, tentando a finalização, mas o resultado terminou em 2×0 para o Ceará.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. No total, o time paranaense somou seis vitórias, quatro empates e seis derrotas naquela edição.

Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Coritiba caiu na primeira fase, ao terminar em 5º lugar entre os oito participantes do Grupo A. Terminou com quatro vitórias, um empate e três derrotas.

Em 2020, o Ceará ficou com o título e o Coritiba terminou em penúltimo lugar.