Camila Tonett/Vicegovernadoria – Encontro reuniu iniciativa privada

No Fórum Pró-Metrópole, realizado nesta quarta-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destacou o potencial da RMC para investimentos no pós-pandemia. O evento foi o primeiro do ano promovido pelo programa, que une poder público e iniciativa privada em prol do desenvolvimento integrado dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Foram apresentadas ações nas áreas agroalimentar, integração metropolitana, turismo e desenvolvimento empresarial.

O Pró-Metrópole é composto por três grupos de trabalho. O primeiro tem como objetivo o desenvolvimento agroalimentar, destinado à integração da produção, mercados e consumidor e fomento de modelos sustentáveis de produção. O segundo é o grupo de integração metropolitana, que promove ações de redução de custos de operação e manutenção dos serviços públicos dos municípios.

Por último, o grupo de turismo, pequenos negócios e desenvolvimento que visa potencializar a rede de negócios da RMC, aumentando a competitividade do território e potencializando produtos turísticos regionais.

E o turismo local é visto como um grande potencial na recuperação econômica no pós-pandemia. No evento, foi assinado um termo de declaração de compromisso para o desenvolvimento do turismo regional, que visa alinhar e integrar as ações de estímulo ao turismo na RMC.

“Sabemos que as viagens longas vão demorar a voltar. O turismo já está começando a voltar com pequenas distâncias e destinos locais. Por que não aproveitar a beleza desses municípios? É nestes locais que o turismo vai retomar com força depois da pandemia”, afirmou Darci Piana.