Entre as 88 vagas disponíveis nas eleições deste ano para Câmara Federal, Assembleia Legislativa, governo, Senado e suplentes, apenas 6,8% foram ocupadas por mulheres. Das 54 cadeiras na Assembleia Legislativa, o Paraná elegeu três mulheres.

As deputadas estaduais eleitas são Maria Victoria Barros (PP) – filha do deputado federal eleito Ricardo Barros (PP) e da vice-governadora eleita Cida Borghetti (Pros); a pastora evangélica Cantora Mara Lima (PSDB); e Claudia Pereira (PSC), esposa do prefeito de Foz do Iguaçu Reni Pereira.

Na Câmara Federal, duas mulheres se elegeram entre os 30 eleitos. A pastora evangélica e mãe de Gilmar Rafael Yared (morto em um acidente causado pelo ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho) Christiane Yared (PSC); e Leandre dal Ponte (PV), fundadora da Casa de Apoio Ideal.

Os outros 51 deputados estaduais e 28 federais são homens.

Apesar de maioria entre os eleitores, as mulheres são 30% das candidatas. Com 51 % do eleitorado, a representação feminina por gênero está abaixo do coerente. O Estado tem 7,8 milhões de eleitores: mais de quatro milhões de mulheres e 3,7 milhões de homens com títulos ativos.