Franklin de Freitas – No Paraná

Os paranaenses nunca estiveram tão conectados como atualmente à World Wide Web (www). Divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PNAD Contínua TIC 2019, que pesquisa o acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação, revelou que a internet ‘ganhou’ mais de 1,5 milhão de internautas paranaenses nos últimos anos. Ainda assim, uma em cada cinco pessoas no estado simplesmente não utilizava o serviço no último trimestre de 2019.

Na primeira edição do estudo, em 2016, o IBGE apontava que 6,61 milhões de pessoas, o equivalente a 67,2% da população paranaense, haviam declarado ter utilizado a internet nos três meses anteriores ao período de referência. Três anos depois, em 2019, a proporção de pessoas utilizando o serviço subiu 14,3 pontos porcentuais, com um total de 8,15 milhões de paranaenses declarando ter utilizado a internet recentemente.

Ainda assim, se tem um cenário no qual 18,5% dos paranaenses simplesmente não utilizam o serviço. E os principais motivos para isso são: não saber utilizar a internet (apontado por 42,9% dos que não utilizam o serviço), falta de interesse (36,1%), o custo para o acesso ao serviço ou ao equipamento eletrônico necessário (14%) e não disponibilidade do serviço nos locais frequentados (4,4%), entre outros motivos (2,6%).

Por outro lado, entre aqueles que costumam navegar online, o equipamento mais usado para acessar a internet é o celular, encontrado em 99,3% dos domicílios paranaenses que acessavam a rede. O segundo foi o microcomputador (51%), seguido pela televisão e pelo tablet (13,2%).
Enquanto isso, o envio e o recebimento de e-mail vêm se reduzindo a cada ano, chegando a 64,9% em 2019.