Divulgação Prefeitura de Cascavel

Em Cascavel, o sistema de Saúde precisou recorrer ao Zoológico da cidade para conseguir manter o tratamento de paciente com suspeita ou diagnóstico de Covid-19. O Hospital de Retaguarda recebeu nove bombas de infusão emprestadas do zoológico municipal de Cascavel neste domingo, 28 de fevereiro. A informação é do telejonal Bom Dia Paraná da RPC, afiliada da Rede Globo no Estado, e foi confirmada pela direção da instituição.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a macrorregião oeste, onde estão inceridos os hospitais que ficam na região de Cascavel, a taxa de ocupação na região estava em de 98% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), neste domingo. 

O diretor-geral do Hospital de Retaguarda, Lísias Tomé, explicou na reportagem que os equipamentos podem ser usados em humanos, pois funciona no mesmo sistema. As bombas de infusão são usadas para auxiliar na aplicação de medicamentos. Ele afirmou que o fabricante pediu um prazo de 15 dias para entregar os equipamentos. 

O diretor-geral informou ainda que os profissionais de saúde estudam se é possível utilizar os ventiladores do zoológico em humanos.  A prefeitura de Cascavel informou que os equipamentos já estão sendo utilizados.

Hospitais quase lotados

Segundo a Sesa, no domingo, estado registrou 3.587 pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença, número recorde desde o início da pandemia. Os dados são da rede pública e privada de saúde.