
O Hai Yo conquistou um espaço em Curitiba que supera o fato de estar dentro de um hotel. É considerado um dos melhores asiáticos da cidade e, sob comando do chef Lucas Coelho, destaca-se também por menus autorais com um pé na tradição e outro no contemporâneo. O mais recente deles acaba de ser lançado e fui conferir em primeira mão as novidades. São cinco etapas. Esse menu especial sai por R$ 400 e vale cada centavo, vou explicar o porquê.
Logo na entrada, uma surpresa. A ostra perfeita, que já é sucesso no cardápio, se transformou num snack, em que até a casca é comestível, dando um toque de crocância à iguaria. Para isso, o chef buscou uma forma no formato de concha (e só achou do jeito que queria na Holanda!). A massa feita como um tempura e algas é frita e depois recheada com a ostra, molho ponzu, gema de ovo de codorna e ovas de tobiko.

A segunda entrada é tão saborosa que eu até brinquei: quero casar com ela! Um fresquíssimo sashimi de atum marinado em dashi, servido com gengibre ralado e mel de pimenta. Um prato salgado, doce, apimentado, enfim, uma verdadeira festa de sabores em perfeita harmonia. Teve também um missoshiro com cogumelos, quentinho para aquecer a noite de inverno.
O prato principal é exuberante aos olhos e ao paladar. O curry vermelho tailandês, picante e cremoso, veio com lulas, mexilhões e um vistoso carabineiro, o camarão de alto mar vermelho e saboroso. Dando contraste ao prato, lichia (para adocicar) e amendoim (para crocância). Uma combinação que dá saudade só de lembrar.

Sobremesa é pura poesia adocicada. Uma releitura do Sakura Mochi, doce japonês tradicional, cor de rosa, apreciado durante a primavera, especialmente durante a época de floração das cerejeiras (sakura). A versão do Hai Yo ele vem rechado de chocolate meio amargo, amarena e, lá no fundinho, um toque de pimenta dedo de moça. Em forma de flor, com pequenas folhas verdes, deu até dó de comer. A vontade era só ficar admirando e tirando mil fotos. Em resumo, um menu que você não vai encontrar em outro restaurante.
Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Hai Yo é reconhecido por diversas premiações. Os pratos têm inspiração na China, Japão, Vietnã e Malásia. Com capacidade para 50 pessoas, funciona exclusivamente para jantar. Mais informações e reservas pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.
- Publicado no Bem Paraná, na Coluna Comer e Curtir.